Gustavo Chalfun é eleito presidente da OAB-MG com recorde de votos

Gustavo Chalfun será o candidato da situação
Divulgação - OAB-MG

Neste último domingo (17) aconteceram as eleições para a presidência da Ordem dos Advogados e a primeira seccional a ter o presidente definido foi Minas Gerais. Com uma votação histórica, o advogado empresarial e atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG), Gustavo Chalfun, de 46 anos, foi eleito com 61,15% dos votos válidos, o que corresponde a 37.755 votos. 

Tendo a primeira eleição online da história e a maior participação nos 92 anos da seccional mineira, a chapa “OAB no caminho certo” levou a melhor sobre o principal concorrente da eleição, Raimundo Cândido Neto, líder da chapa “OAB pra você” que recebeu apenas 16.703 votos, 27,05%. De acordo com a assessoria de imprensa, Chalfun também foi o candidato com a maior votação da história da seccional mineira. 

O mais novo presidente da OAB-MG, Gustavo Chalfun, tinha como principal apoiador o atual presidente, Sérgio Leonardo, que passa a ser conselheiro federal da OAB em Brasília, encerrando seu mandato em Minas Gerais com uma aprovação de 84% e apoio de 230 presidentes das 254 subseções. 

A OAB vai continuar “no caminho certo

Gustavo Chalfun demonstrou gratidão e responsabilidade em suas primeiras declarações após a vitória: “É uma imensa honra liderar a advocacia de Minas Gerais, ciente da responsabilidade do tamanho da OAB e dos mais de 37 mil votos recebidos.” O professor de processo civil ainda reforçou o compromisso em manter a OAB no caminho certo, defendendo a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito e a boa aplicação das leis.

Chalfun comandará a entidade pelos próximos três anos, de 2025 a 2027 e terá um time de peso ao seu lado. A chapa encabeçada pelo mais novo presidente da OAB-MG, tem como vice a primeira presidente mulher da CAAMG, Ângela Botelho.