Banco de imagem
Em Belo Horizonte, os eleitores só irão escolher o novo prefeito da cidade, no dia 27 de outubro, em segundo turno. Os candidatos Bruno Engler e Fuad Noman seguem na disputa pelo Executivo Municipal, enquanto os 41 vereadores já foram definidos em primeiro turno. Há poucas semanas para a realização de um novo pleito, o combate à desinformação deve ser intensificado para que o processo eleitoral seja justo e transparente.
Nesta reta final das Eleições Municipais 2024, o cuidado com as informações divulgadas e compartilhadas pela Internet, especialmente, pelas redes sociais, é fundamental. Saber como identificar as fake news e as deep fakes, que vêm avançando com as novas tecnologias, possibilita que você vote no candidato que, realmente, tem mais a ver com as suas convicções. Confira algumas dicas:
Antes de compartilhar qualquer informação, procure se informar de onde vem a notícia. Jornais renomados, agências de notícia e sites oficiais são bons lugares para você pesquisar. Suspeite de informações anônimas, sites desconhecidos ou com a aparência duvidosa.
Desconfie de notícias encontradas em um único site ou em sites desconhecidos. Use as ferramentas de busca para confirmar se a veracidade de um conteúdo já foi checada por órgãos oficiais de informação.
Títulos que parecem “bons demais para serem verdade” geralmente são isso mesmo: falsos. Por isso, tome cuidado com títulos apelativos, excesso de adjetivos durante o texto, uso de dados alarmistas e erros de português. Estas também são características de fake news.
Em temas complexos, como política e saúde, confiar na opinião de especialistas pode fazer a diferença. Pesquisadores e profissionais de renome são capazes de transmitir informações mais reais e precisas.
Conteúdos a princípio verdadeiros podem ser usados para desinformar quando retirados do contexto, principalmente no caso de depoimentos e entrevistas. Verifique sempre a data e em qual ocasião determinado assunto foi mencionado.
Com as novas tecnologias e o crescimento da Inteligência Artificial, hoje é possível falsificar digitalmente todo tipo de conteúdo, seja imagem, áudio e até vídeo. Preste atenção na qualidade da imagem, nos movimentos faciais e corporais dos personagens do vídeo e aos dados absurdos.
Ao constatar que uma notícia é falsa denuncie para que os órgãos responsáveis possam remover informações que possam prejudicar o equilíbrio e integridade do processo eleitoral. Foi para isso que o TSE criou o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral, onde todo o cidadão pode fazer o registro.
Para saber mais sobre o enfrentamento à desinformação nestas eleições, acesse o site justicaeleitoral.jus.br/desinformacao
Veja mais informações no site da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Prefeito em exercício, Álvaro Damião diz ser contra o pedágio em Belo Horizonte e promete…
Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar uma amiga em coma após usar…
Um dos maiores ídolos do Atlético, Réver contou por que Matheus Pereira decidiu cancelar acordo…
Repórter da Globo escapa de assalto durante transmissão ao vivo, enquanto reportava sobre onda de…
Com mais de 50 anos de Carnaval em BH, Banda Mole é um dos blocos…
Comentarista da Rádio Itatiaia sugere que basta trabalhar uma ou duas horas por dia para…