Em BH Kalil gastará R$ 46 milhões em publicidade e Zema aumenta gasto em 500%

A Prefeitura de Belo Horizonte terá o maior gasto da história em publicidade em 2022, ano eleitoral.

Segundo o Diário Oficial do Município, só a administração direta empenhou R$ 46 milhões. A BH Trans gastará R$ 3 milhões e a Belotur, R$ 8,5 mi.

Concorrente direto de Kalil na eleição para governador, Zema está abrindo os cofres do Estado para gastar com publicidade. Segundo o portal da transparência, do primeiro ao terceiro ano de governo, a média de gastos autorizados pela Secretaria Geral aumentou em 512%.

No primeiro ano, 2019, o governador do partido Novo se recusava a anunciar em veículos tradicionais e gastou pouco. Foram cerca de R$ 8 milhões via Secretaria Geral.

Em 2020, um salto: R$ 29 milhões. Já em 2021, outro salto. Foram R$ 41 milhões.

Pela regra eleitoral, em 2022 o Gov MG só pode gastar em publicidade a média que gastou nos 3 anos anteriores. Portanto, a Secretaria Geral poderia pagar até R$ 26 milhões.

Empresas estatais: se por um lado a PBH conta com a Belotur e BH Trans para um gasto extra., o Gov MG tem à disposição Copasa, BDMG, Cemig, Gasmig e etc.