HomeMídia em MGRubens Menin precisa de novo sócio para sua empresa após 'divórcio' empresário

Rubens Menin precisa de novo sócio para sua empresa após ‘divórcio’ empresário

O tabuleiro de um dos maiores canais de notícias do país mexeu novamente, e o movimento é liderado pelo empresário mineiro Rubens Menin. Três semanas após a saída de João Camargo da presidência do Conselho Executivo da CNN Brasil, o acionista majoritário passou a buscar ativamente no mercado um novo sócio para a operação de mídia.

A movimentação, revelada pela coluna “Outro Canal”, da Folha de S.Paulo, tem como objetivo recompor o capital e redesenhar a governança da emissora após o “divórcio” societário entre os dois empresários.

O que está por trás da busca por um novo sócio

A saída de João Camargo, confirmada pela emissora em 22 de agosto, foi o estopim para a reestruturação. De acordo com reportagens, o rompimento entre os sócios foi motivado por um conflito de interesses.

Camargo expandiu seus negócios no grupo de eventos corporativos Esfera e adquiriu a Rede Transamérica, passando a competir diretamente pelas mesmas verbas publicitárias que a CNN Brasil. Com o fim da parceria, Rubens Menin agora busca um novo parceiro para compartilhar os riscos e acelerar os planos de expansão do canal, sem concentrar todo o capital e as decisões em um único controlador.

Os atrativos da CNN Brasil no mercado

Apesar da turbulência na governança, Menin vai ao mercado com um ativo fortalecido, especialmente no ambiente digital. A CNN Brasil vem de recordes históricos de audiência em seu portal: foram 202 milhões de visualizações de página em junho e 252 milhões em julho.

Esses números, que representam o “pico multiplataforma” da emissora somando TV e streaming, são o principal “pitch” para atrair investidores. A marca, que opera sob uma licença global da Warner Bros. Discovery, também oferece reputação e escala instantâneas para um novo parceiro, que pode ser tanto um player estratégico de mídia ou tecnologia quanto um fundo de private equity.

O que muda no curto prazo

Sem Camargo, Rubens Menin centraliza as decisões enquanto costura a nova sociedade. O apresentador e deputado estadual por Minas Gerais, João Vítor Xavier, assumiu o papel de CEO.

A expectativa é de que o projeto digital, a “galinha dos ovos de ouro” da emissora em 2025, continue a ser a grande prioridade, com novos pacotes comerciais sendo oferecidos ao mercado para alavancar os recordes de audiência.

Redação Notícias
Redação Notícias
Notícias feitas direto da redação do Moon BH, com jornalistas formados há mais de 10 anos na UFMG e PUC-MG, e experientes na coberturas de Cidades, Entretenimento e futebol de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, como Cruzeiro, Atlético, Palmeiras e Flamengo.