Mineira engana a imprensa dizendo que será astronauta: “Missões à Lua”

Reprodução - Instagram

Uma mineiras de 22 anos conseguiu virar destaque em quase toda a imprensa mineira ao postar que está se tornando astronauta e que pode se tornar a primeira mulher brasileira a ir para o espaço. Segundo o G1, as informações não tem procedência.

Na semana passada grandes portais de Belo Horizonte noticiaram que a mineira Laysa Peixoto, de 22 anos, seria a primeira mulher brasileira a ir ao espaço. As informações reproduzidas pelos veículos foi baseada somente nas afirmações da própria jovem.

“Fui selecionada para me tornar astronauta de carreira, atuando em voos espaciais tripulados para estações espaciais privadas, e para futuras missões tripuladas à Lua e para Marte. Sou oficialmente astronauta da turma de 2025 e farei parte do voo inaugural da Titans Space, comandado pelo astronauta veterano da NASA, Bill McArthur.”, dizia um post viral de Laysa.

G1, da Globo, apurou que era fake news

Nesta quarta-feira, 11, o portal de notícias da Globo reuniu evidências de que as informações trazidas por Laysa e reproduzidas pela imprensa mineira se tratam de pura ficção.

Nenhuma informação da jovem se sustenta. Ela não cursou mais do que um semestre na UFMG e segundo a própria NASA, não está em nenhum treinamento para que possa se tornar uma astronauta.

Laysa Peixoto também diz que cursa mestrado em Aplicação de Computação e Física Quântica na Universidade Columbia, mas a universidade informou que não há nenhum registro dela.

A Titans Space, que teria selecionada Layse para ir ao espaço, sequer tem autorização para tal, segundo Administração Federal da Aviação (FAA, da sigla em inglês).

Foco em conteúdo sem utilidade?

Grandes sites de Belo Horizonte têm se destacado no mercado por criarem abas de conteúdo sem qualquer valor jornalístico, para inflar a audiência dos portais.

São centenas de matérias criadas por inteligência artificial, todos os dias, cujo único fim é tentar aparecer no Google Discover.

O caso mais emblemático é o do Diário do Comércio. Até então um dos jornais mais respeitados do estado, trazendo temas sobre política e economia, viu sua audiência saltar de 1 milhão de usuários por mês para 21 milhões, com conteúdos aleatórios que vão de receitas e plantas milagrosas a notícias impactantes de celebridades.