Comentarista da Itatiaia sugere trabalhar mais pra pagar pedágio: “1 hora”

Reprodução - Conversa de redação

Uma proposta de concessão para cobrança de pedágio entre Belo Horizonte e Confins está movimentando os deputados estaduais de Minas Gerais, da esquerda, da direita e do centro e virou pauta do Conversa de Redação, na Rádio Itatiaia, nesta quinta-feira, 20.

Bella Gonçalves (PSOL) e o deputado estadual Bruno Engler (PL), se uniram para tentar aprovar um projeto que proíbe a instalação de pedágios no trecho. Em um dia conseguiram assinaturas suficientes para a proposta tramitar.

O pedágio é tão problemático por que muitas pessoas que moram ao redor de Belo Horizonte, fazem o trajeto diariamente para trabalhar. Ou seja, precisariam pagar uma taxa duas vezes ao dia, na ida e na volta.

Foi o argumento do comentarista Marcelo da Fonsceca, que criticou o impacto da cobrança no bolso de quem precisa usar o trajeto todo dia, além de abordar sobre a curta kilometragem da estrada a ser concedida.

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Rita Mundim defende o pedágio

Para outra comentarista do programa Conversa de Redação, na Rádio Itatiaia, Rita Mundim, o pedágio seria fundamental para aliviar o trânsito na região e afirmou que o Estado não tem como fazer as obras sem a iniciativa privada.

Marcelo da Fonsceca disse: “Eu só acho que as pessoas estão esquecendo que se aumentar R$ 2, R$ 3 na vida de muita gente é um problema grave, por que você vai pagar R$ 2 reais na ida, R$ 2 na volta, são, R$ 6, R$ 7 reais todo dia”.

Reprodução – Conversa de redação

Rita Mundim defendeu que bastaria as pessoas trabalharem uma ou duas horas a mais por dia: “E se você trabalhar mais, Marcelo? E se você trabalhar uma ou duas horas a mais por dia? Você vai ter mais renda, vamos olhar pros dois lados”.

Marcelo pontuou: “Então daqui a pouco as pessoas vão trabalhar 15 horas por dia”.

Outros comentaristas da Itatiaia

Enquanto isso, os outros dois participantes do debate divergiram sobre o projeto. Enquanto William Travassos defendeu que o pedágio será muito bom para quem usa o trajeto, por diminuir o tempo de viagem, Eduardo Costa defendeu que os deputados estão certos em debater o projeto, mesmo que não seja fácil. Assista na íntegra:

Pedágio Vitória a Vila Velha

Reprodução – Globo

Um dos cases de sucesso citados no programa, o pedágio da ponte entre Vitória e Vila Velha foi encerrado em 2023 e as cabines demolidas.

Antes disso, uma longa guerra judicial era travada sobre o caso e a população chegou a quebrar as cabines diversas vezes. A acusação era de que o dinheiro arrecadado com o pedágio poderia ter construído 3 ou 4 pontes iguais.