Sócio de Rubens Menin compra concorrente da Itatiaia em BH

Imagem: Nathalia Schumacher/Divulgação Esfera Brasil

Na tarde desta segunda-feira, 3 de fevereiro, a confirmação da venda da Rede Transamérica de Rádio para João Camargo, sócio de Rubens Menin na CNN Brasil, reacendeu as especulações sobre o futuro da rede de rádio.

A negociação, que ainda precisa ser aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), envolveria, também, o empresário Rubens Menin, dono da CNN Brasil, e pode marcar uma nova fase para as comunicações no país.

A venda da Transamérica foi confirmada pelo jornalista Lauro Jardim, do O Globo. Os irmãos Camargo, que já são donos de emissoras como Disney e Alpha FM, agora assumem o controle de uma das maiores redes de rádio do Brasil.

João Camargo, um dos adquirentes da Transamérica, é chairman e dono de 30% do capital da CNN Brasil. Sua participação no negócio reforça a possibilidade de integração entre a rádio e a rede de notícias.

Leia também: Emissora de Rubens Menin, CNN terá concorrente criada por ex-sócio dele

Concorrente da Itatiaia em BH

A Transamérica não é um grande destaque do rádio em Belo Horizonte, mas também não deixa de ser uma concorrente da Rádio Itatiaia.

Atacama Agência – Divulgação

Enquanto a emissora de Menin ocupa a liderança isolada na audiência, a Transamérica aparece na décima terceira colocação na última medição do Kantar Ibope. (veja o ranking completo aqui).

CNN Rádio

A ideia de criar uma CNN Rádio já esteve nos planos dos executivos da empresa. Em outubro de 2020, a CNN Brasil chegou a ocupar 6 horas de programação diária na Transamérica, de segunda a sexta-feira. No entanto, o acordo foi encerrado em dezembro de 2023, e o projeto foi suspenso.

Agora, com a aquisição da Transamérica, a CNN Rádio pode voltar à pauta. Em entrevista ao jornalista Guilherme Ravache, João Camargo já havia mencionado o interesse no projeto, mas o assunto só ressurgiu com a possibilidade de Rubens Menin estar envolvido na negociação.

Rubens Menin e a CNN Esportes

Além do projeto de rádio, a CNN Brasil também tem demonstrado interesse em ampliar sua atuação no campo esportivo. A parceria com a Transamérica pode abrir portas para novas iniciativas nessa área, consolidando a marca como uma referência em notícias e entretenimento.

A aprovação da venda pelo Cade será o próximo passo para concretizar a negociação. Se aprovada, a aquisição da Transamérica pode marcar o início de uma nova era para a CNN Brasil, com a integração de rádio, TV e plataformas digitais.