Três dos maiores grupos empresariais de mídia de Belo Horizonte estão em pé de guerra no quesito audiência de seus portais, com cada um apontando uma liderança diferente, de acordo com seu próprio recorte e interpretação.
Cada um busca mostrar aos seus clientes que está liderando de alguma forma a preferência do leitor digital.
Rádio Itatiaia
A emissora lançou uma campanha logo após as eleições para mostrar ao público que tinha batido seu próprio recorde de views durante a cobertura política das disputas municipais em Belo Horizonte e no interior.
Segundo os dados do portal, foram mais de 72 milhões de páginas vistas no período eleitoral, o que a colocaria como líder isolada no período.
Estado de Minas – Diários Associados
A campanha veio pouco depois de uma matéria do grupo Diários Associados mostrar que é o líder isolado quando se trata de audiência digital em Minas Gerais.
Assim como o Portal Uol, que também contabiliza a Folha e parceiros, o grupo contabiliza a audiência de todos os seus portais, como um grupo só. Desta maneira, entraram na conta o próprio site Estado de Minas, o Portal Uai e o No Ataque, braço esportivo do grupo, além dos parceiros.
O Tempo
Quem acessou o site neste semana, deu de cara com um banner gigantesco mostrando que o portal é líder de audiência em Minas Gerais.
“A maior audiência do ano entre os concorrentes mineiros”, diz o site, colocando a Itatiaia em segundo lugar e o portal do Estado de Minas em terceiro.
Quem é o líder?
A real liderança depende de como o cenário em Minas Gerais será analisado. Tanto a rádio Itatiaia quanto o jornal O Tempo cobrem a editoria de esportes no site principal, enquanto o DA decidiu cobrir em sites diferentes, com o No Ataque substituindo o Superesportes.
Desta maneira, se fizesse toda a cobertura no mesmo domínio, provavelmente estaria à frente dos dois concorrentes.
Considerando apenas o domínio principal, O Tempo lidera entre os três grandes concorrentes. Já o portal da Itatiaia se destaca pelo rápido crescimento que teve nos últimos meses, após uma grande injeção de dinheiro na redação do site.
Caberá ao cliente analisar os critérios para definir quem é o líder.