Um dos maiores comunicadores mais conhecidos de Belo Horizonte, Álvaro Damião será o vice-prefeito da capital mineira à partir do dia primeiro de janeiro de 2025, mas levantando uma dúvida sobre seu outro trabalho: o de jornalista.
Atualmente ele atua na cobertura esportiva da Rádio Itatiaia, em programas da casa e em jogos do Atlético e Cruzeiro em Minas Gerais e pelo país.
Assim que foi confirmada a vitória, ele disse na própria emissora, que precisaria de alguns dias de folga para poder assumir um compromisso religioso que firmou com si mesmo: visitar o templo católico de Aparecida do Norte.
Álvaro Damião quer agradecer pela vitória que obteve junto aos eleitores de BH. No início da disputa sua vitória era considerada improvável ante o favoritismo de outro apresentador, Mauro Tramonte. E curiosamente, o que aconteceu com o apresentador da Record é o que pode guiar a decisão do futuro vice-prefeito.
Álvaro Damião vai sair da Itatiaia?
Apesar do jornalista não ter comentado sobre o assunto publicamente, dois fatores dão como certos que ele deixará seus dois trabalhos na mídia. Além de comentar sobre futebol na Rádio Itatiaia, também apresentava um programa policial na TV Alterosa.
Damião quer e tem grandes chances de se tornar o próximo prefeito de BH nas eleições de 2028, quando Fuad não poderá se candidatar novamente.
Ele viu o que aconteceu com Tramonte nestas eleições. O fator que lhe tornou o mais conhecido dentre os candidatos, foi o que lhe fez ser mais atacado pelos oponentes: dividir seu trabalho parlamentar com o de apresentador.
Se continuar na rádio e na TV, Álvaro sabe que sofrerá o mesmo.
Fator decisivo
Mas uma outra questão define sua saída. Há um conflito de interesse para a Itatiaia e a Alterosa. A Prefeitura de BH é a maior anunciante da emissora de rádio e uma das maiores da TV.
A PBH ficaria impedida de fazer grandes campanhas nas emissoras que empregam o vice-prefeito, o que torna a decisão óbvia.
Vice atuante
Além disso, há o desejo do próprio Damião em ser um vice atuante e ao exemplo de Geraldo Alckmin no Governo Federal, segundo apuração do Moon BH, ele deverá assumir alguma secretaria na gestão Fuad Noman.