Liberdade supera BH FM, da Globo, e garante vice-liderança no rádio

Reprodução - Liberdade FM / Logo BH FM

A mais recente pesquisa Ibope na Grande Belo Horizonte, que traz a audiência de 35 emissoras de rádio na região metropolitana da capital, trouxe a consolidação da vice-liderança da Liberdade FM pelo segundo mês.

Em setembro a estação de rádio já tinha assumido o segundo lugar, passando a BH FM. Em outubro a emissora seguiu garantindo a posição.

Com o resultado, o top três fica com a Rádio Itatiaia em primeiro lugar, isolada, Liberdade FM, e BH FM.

No divulgado em outubro, inclusive, a Liberdade conseguiu uma distância um pouco melhor do que a de setembro, mostrando um crescimento.

O top 5 do rádio na Grande BH é composto pela Alvorada FM e em seguida pela Jovem Pan BH.

Destaques do rádio

A mais recente pesquisa do Ibope trouxe dados relevantes sobre o desempenho de três estações.

A Light FM, do empresário Emanuel Carneiro, foi a rádio que mais cresceu na Grande BH, com 18,72% de aumento em relação a setembro.

A Inconfidência FM foi a segunda que mais cresceu, com um aumento de 15,42% em relação a setembro. Quem também teve um desempenho relevante, por causa da sua mudança na programação, foi a 98FM, que passou a exibir mais músicas durante o dia.

Como a audiência do rádio é medida?

A metodologia mais comum para medir a audiência de rádios tradicionais (AM/FM) é a pesquisa de recall.

Reprodução

Nessa pesquisa, entrevistadores visitam domicílios em diversas regiões e fazem perguntas aos moradores sobre quais emissoras ouviram nos últimos dias ou meses.

A metodologia do Ibope

A metodologia mais comum para medir a audiência de rádios tradicionais (AM/FM) é a pesquisa de recall. Nessa pesquisa, entrevistadores visitam domicílios em diversas regiões e fazem perguntas aos moradores sobre quais emissoras ouviram nos últimos dias ou meses.

O processo geralmente envolve:

  • Seleção da amostra: É escolhida uma amostra representativa da população, considerando fatores como idade, sexo, classe social e localização geográfica.
  • Entrevistas: Os entrevistadores aplicam questionários, nos quais os participantes informam quais estações ouviram, em quais horários e em quais dispositivos (rádio, smartphone, etc.).
  • Análise dos dados: As informações coletadas são tabuladas e analisadas para gerar relatórios com dados sobre a audiência de cada emissora, os horários de maior audiência, o perfil do público ouvinte, entre outros.

Rádios online: Para rádios que transmitem pela internet, ferramentas como o Google Analytics podem ser utilizadas para acompanhar o número de ouvintes simultâneos, o tempo médio de escuta e a origem do tráfego.