Metrô de BH quer economizar na construção da Linha 2

A Metrô BH, concessionária responsável pela operação do metrô em Belo Horizonte, solicitou ao Governo de Minas Gerais mudanças no projeto da futura Linha 2. A alteração mais significativa proposta é a não construção de uma segunda linha no trecho entre as estações Ferrugem e Barreiro, que estão separadas por uma distância de 2,1 km – a maior entre estações nesse ramal. As informações são do jornalista Lucas Ragazzi, em O Fator.

Impacto Econômico

Caso o governo aceite as mudanças, haverá uma economia significativa nos investimentos previstos, que atualmente somam R$ 3,7 bilhões. Essa redução nos custos é vista como um alívio financeiro para a Metrô BH, permitindo uma gestão mais eficiente dos recursos destinados ao projeto.

Consequências Operacionais

Entretanto, a alteração pode trazer desafios operacionais. Com apenas uma via de acesso à estação Barreiro, os trens terão que esperar o embarque, desembarque e a saída do veículo anterior antes de adentrarem a estação. Esse cenário pode impactar o fluxo e a eficiência da operação, especialmente quando a Linha 2 estiver em plena atividade.

Previsão de Embarques

A expectativa é que a Linha 2 gere mais de 6.000 novos embarques diários. Portanto, a capacidade de gestão do fluxo de trens e a minimização de possíveis atrasos serão cruciais para manter a qualidade do serviço.

Planejamento e Desenvolvimento Urbano

As mudanças propostas pela Metrô BH implicam uma revisão significativa no planejamento urbano de Belo Horizonte. A decisão de não construir a segunda linha pode afetar a mobilidade e a eficiência do transporte público na cidade, influenciando o desenvolvimento de áreas adjacentes às novas estações.

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Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.