Há exatos 100 anos BH ganhava pirulito da Praça 7 de presente; saiba de quem

Um dos principais monumentos de Belo Horizonte, o obelisco da Praça 7 de Setembro completa nesta quarta-feira exatos 100 anos, já que comemorava o centenário da independência do Brasil.

Com 13,57 metros de altura, foi um presente da cidade vizinha Capela Nova do Betim, hoje conhecida somente como Betim.

Ficou na Praça 7 por 40 anos, entre 1922 a 1962, quando o então prefeito da capital mineira Amintas de Barros decidiu transferir o monumento para a Região Centro-Sul e depois para a Praça Diogo de Vasconcelos, a Praça da Savassi.

Saiu agora: Ex-Globo Minas, Patrícia Vasconcellos levou 2 super prêmios em Nova York; veja aqui rapidinho

Por demanda popular o obelisco voltou para o local de origem em 1980, onde permanece até hoje, e onde esperamos que continue pelos próximos 100 anos.

O monumento ficou conhecido popularmente como “Pirulito” e se tornou um dos cartões postais de BH.

Segundo o Iepha, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, “o projeto escolhido em concurso para o monumento comemorativo do centenário da independência do Brasil, conhecido popularmente como “Pirulito”, teve autoria do arquiteto Antônio Rego, sendo inaugurado em sete de setembro de 1924. O tombamento estadual do Monumento comemorativo do centenário da independência nacional foi aprovado em 1977 com inscrição no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos”.

Curiosidades

Segundo uma reportagem especial do jornal Estado de Minas, foi preciso construir uma linha férrea para transportar o monumento de Betim para BH, já que não existiam guindastes e caminhões de grande porte na capital.

Em 1976, as autoridades de Betim chegaram a pedir o presente de volta, mas sem sucesso. Veja a reportagem muito detalhada no Estado de Minas.

Vídeo conta a história do monumento

Em 2017 a jornalista Maíra Lemos produziu um vídeo contando detalhes e curiosidades sobre o Pirulito da Praça 7:

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.