Globo Minas pede ao governo para renovar concessão em BH

A TV Globo Minas, emissora que retransmite o sinal da rede em Belo Horizonte, entrou com pedido de renovação de sua concessão pública, nesta terça-feira, 20, e agora enfrentará um longo processo.

A última vez que o canal precisou renovar sua licença foi no governo Lula. Se aprovada, o canal pode ficar por mais 15 anos no ar.

Primeiramente o Ministério das Comunicações, comandado hoje pelo genro de Silvio Santos, Fábio Faria, é o responsável por analisar toda a documentação. Em seguida, a decisão vai para o presidente.

Ele pode assinar ou não, mas a decisão final fica com o Congresso, que vota. Muito dificilmente será Jair Bolsonaro a analisar o pedido se ele não for reeleito. Apesar dos prazos protocolares, quase nunca são cumpridos e a decisão pode demorar alguns anos. Enquanto isto o canal segue no ar.

Se Lula ganhar novamente as eleições, caberá a ele renovar mais uma vez, depois de 15 anos, a concessão da Globo São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília e Recife.

O que já disse Bolsonaro?

“Da minha parte, para todo mundo, você tem que estar em dia (com a documentação exigida para obter a concessão)… Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades”, disse em 2019.

O que já disse o ministro Fábio Faria?

“Quando for dada a entrada, vai ter critério 100% técnico, não vai ter critério político. O presidente Jair Bolsonaro já falou sobre isso diversas vezes. Se estiver tudo ok e quiser renovação, será renovada. Se não estiver tudo ok, não será renovada”, contou no meio do ano.

O que diz a TV Globo?

Ao site Na Telinha, o canal disse que ësse assunto não se dá por decreto presidencial. A Globo seguirá os prazos estabelecidos com a tranquilidade de cumprir e de sempre ter cumprido todas as obrigações legais para a renovação da concessão”.

Compartilhe
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas.