Se o Parque das Mangabeiras já é elitizado, a Prefeitura de Belo Horizonte promete deixar ele ainda mais restrito, criando um pedágio para usar partes dele. O anúncio foi feito nesta segunda, 25, um dia após o prefeito lançar o projeto ‘Belo Horizonte + Feliz’.

A PBH anunciou uma licitação para conceder as quadras, estacionamento e praças de alimentação do parque para a iniciativa privada.

“Por meio do processo de concessão, o espaço continuará sendo público, ou seja, não configura privatização ou alienação do bem”. Continuará sendo público, basta que as pessoas paguem para usar.

Advertisement

“A concessão, que terá prazo de 20 anos, irá transferir para a iniciativa privada a gestão de áreas específicas de uso público dentro do parque… A concessionária ficará, ainda, responsável pela conservação, manutenção e limpeza de todas essas áreas. Em contrapartida, ela poderá auferir recursos financeiros por meio do aluguel de quadras esportivas, aluguel ou exploração direta dos espaços comerciais dentro do pavilhão e da cobrança pelo estacionamento”.

Mas se você pensa que só os ricos poderão usar as quadras públicas, está muito enganado. Veja que beleza: “Está previsto no processo a obrigatoriedade de que ao menos dois dias da semana sejam reservados para acesso gratuito de alunos de escolas públicas municipais às quadras do parque esportivo”. Certamente estes dias serão aos sábados e domingos, quando os alunos de escola pública não tem aula e poderão aproveitar. Duvida?

Veja o anúncio completo no site da PBH.

Advertisement