HomeEsportesFlamengo: Jorginho precisou recusar milhões no Arsenal para jogar Mundial

Flamengo: Jorginho precisou recusar milhões no Arsenal para jogar Mundial

O Flamengo acertou a contratação de um reforço de peso para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA deste mês: o volante ítalo-brasileiro Jorginho, de 33 anos. Para realizar o sonho de defender o Rubro-Negro na competição intercontinental, o jogador, eleito terceiro melhor do mundo em 2021, rescindiu seu contrato com o Arsenal (Inglaterra) e abriu mão de um bônus milionário, demonstrando seu comprometimento com o projeto do clube carioca.

A principal motivação para a vinda de Jorginho ao Flamengo é a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que será realizada em junho de 2025, nos Estados Unidos. O jogador e o clube carioca correram contra o tempo, já que a janela de inscrições para o torneio, aberta no último domingo (1º de junho), se encerra no próximo dia 10.

Para estar livre a tempo de ser inscrito, Jorginho chegou a um acordo para rescindir amigavelmente seu contrato com o Arsenal, que iria originalmente até o final de junho. Nessa decisão, segundo informações apuradas pelo site, o volante abriu mão de um bônus de 500 mil libras esterlinas (aproximadamente R$ 3,8 milhões na cotação atual) que receberia caso cumprisse integralmente o vínculo com os Gunners.

Jorginho chega ao Flamengo

Jorginho é aguardado no Rio de Janeiro entre a próxima sexta-feira (6) e sábado (7) para a realização de exames médicos e a assinatura de um contrato de três anos com o Flamengo, válido até junho de 2028.

A engenharia financeira para trazer um jogador deste calibre envolve cifras expressivas. O investimento total do Flamengo na contratação, englobando salários ao longo do contrato, luvas (bônus de assinatura) e outras possíveis comissões, gira em torno de 13 milhões de euros (mais de R$ 80 milhões).

Flamengo deve ser destaque no Mundial de Clubes

Abrir mão de tanto dinheiro assim pode fazer sentido quando se fala na satisfação pessoal de disputar o que promete ser o maior campeonato internacional de clubes.

O prestígio de estar na primeira edição do torneio pesou e ficou acima do bônus, que não fará grande diferença na vida financeira de Jorginho.

Quem é Jorginho?

Aos 33 anos, Jorginho Frello Filho retorna ao futebol brasileiro pela primeira vez em sua carreira profissional, construída inteiramente na Europa.

Nascido em Imbituba (SC) e naturalizado italiano, ele foi um nome fundamental na conquista da Eurocopa 2020 (disputada em 2021) pela Itália e da Champions League 2020/21 pelo Chelsea. Sua performance em 2021 lhe rendeu o prêmio de Jogador do Ano da UEFA e o terceiro lugar na Bola de Ouro da France Football.

Conhecido por sua inteligência tática, qualidade exímia no passe, visão de jogo e capacidade de ditar o ritmo no meio-campo, Jorginho passou por clubes como Hellas Verona, Napoli, Chelsea e, mais recentemente, Arsenal.

Naiara Souza
Naiara Souza
Jornalista formada há quase dez anos pela Universidade Estácio de Sá, cobre o futebol há mais de cinco anos, focada em Cruzeiro, Atlético, Palmeiras e Flamengo, e também as notícias mais importantes sobre Belo Horizonte e Minas Gerais.