A ex-apresentadora da Globo, Fátima Bernardes, usou suas redes sociais nesta quinta-feira, 3, para alertar aos seus seguidores sobre um golpe que ela está sofrendo nos ambientes digitais e prejudicar seus fãs.
Ela contou que golpistas estão usando sua imagem de forma não autorizada para vender produtos falsos de saúde:
“Precisamos falar sobre isso. Já faz um tempo que recebo vídeos mentirosos usando a minha imagem de maneira imprópria e não autorizada. Além disso, o mais importante é que não sou eu!! Atenção com os conteúdos que consumimos online e, mais ainda, com o que propagamos! Fake news não é brincadeira”, disse a apresentadora.
Usando sua imagem e voz, os golpistas estavam criando conteúdos em que parece que Fátima Bernardes está anunciando soluções inovadoras para problemas de visão.
Fátima Bernardes então contou que não tem nada a ver com o golpe e prometeu tomar medidas judiciais para interromper as práticas.
“Nos últimos anos, além de jornalista e apresentadora, eu ganhei novos títulos: oftalmologista, criminologista, nutricionista, mas tem um problema, nada disso é verdade. Em janeiro deste ano, usaram um trecho de uma entrevista minha para promover um falso tratamento ocular”, explicou a apresentadora.
Por fim ela comentou sobre o anúncio e reafirmou que além de não ter nada a ver com isso, demonstrou que os tratamentos ainda são claramente falsos:
“O vídeo mostrava um suposto método revolucionário de cura para problemas de visão. Eu nem preciso dizer que essa informação é totalmente falsa”.
Fátima Bernardes aponta deepfake
“Essa técnica usada no vídeo se chama Deep Fake, ou seja, uma tecnologia de inteligência artificial que permite trocar rostos e alterar falas em vídeos, criando conteúdos extremamente realistas”, disse ela.
Neste tipo de manipulação de vídeo, o rosto e voz de uma pessoa pode ser usados para simular que ela esteja fazendo ou falando algo que não condiz com a realidade.