Um dos principais artistas da cena contemporânea de Belo Horizonte, formado pela Escola Guignard e tendo no currículo professores como Amilcar de Castro, Sérgio Machado é um artista ímpar. E o público da capital tem uma oportunidade de conferir um trabalho inédito desse artista, na exposição Selozok’s, aberta na Galeria Lemos de Sá e com funcionamento até o dia 3 de abril. A mostra é gratuita e reúne diversas obras de Machado, incluindo esculturas de ferro de até 4 metros de altura que prometem impactar o público e promover um contato diferente com a arte.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
De acordo com a galerista Beatriz Lemos de Sá, responsável pelo espaço, o trabalho de Machado é inspirado na zoologia fantástica e reforça a ligação do artista com a natureza. “São diversas esculturas, algumas chegando a pesar 3 toneladas e outras com apenas 20 centímetros. O artista mistura ferro, madeira, pedras gigantes e outros objetos inanimados em peças monumentais e criativas que impactam qualquer pessoa. Há muito tempo BH não recebia uma exposição tão forte”, ressalta.
Beatriz ainda explica que Selozok’s se revela como um contraponto ao mito de Sissifo, personagem da mitologia grega que foi condenado por Zeus a repetir eternamente a tarefa de rolar uma enorme pedra até o cume de uma montanha. Toda vez que ele estava próximo de alcançar a meta, uma força irresistível leva a pedra novamente ao ponto de partida, anulando o esforço feito e reiniciando todo o trabalho. “O artista consegue provocar a imaginação do observador, inquietar seu olhar e gerar interpretações únicas sobre cada um dos objetos. As obras geram uma interação diferente, as pessoas passam por debaixo das esculturas, veem tudo por diferentes perspectivas. Está imperdível”, ressalta a galerista.
Sobre o artista
Sérgio Machado já nasceu artista e deu as primeiras pinceladas ainda na infância, de forma autodidata. Estudou na Escola Guignard, tendo aulas com nomes como Amilcar de Castro, e desenvolveu uma arte que investiga o concreto, por meio da interação entre desenho e objeto. Já esteve em exposições em todo o país e participou de diversas coletivas e feiras internacionais. Atualmente, vive e trabalha em Belo Horizonte.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
SERVIÇO
O quê? Selozok’s
Quando? De 3 de março a 3 de abril – De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 11h às 14h
Onde? Galeria Lemos de Sá – Av. Canadá, 147, Jardim Canadá – Nova Lima (MG)
Mais informações? (31) 3261-3993 ou lemosdesagaleria.com.br
Entrada gratuita