HomeEsportesSantosOs 10 Maiores Ídolos da História do Santos: Do Rei Pelé aos...

Os 10 Maiores Ídolos da História do Santos: Do Rei Pelé aos Meninos da Vila

Falar da história do Santos Futebol Clube é falar da própria realeza do futebol. Um clube que apresentou ao mundo o maior atleta de todos os tempos e que se acostumou a encantar o planeta com um futebol ofensivo e mágico, baseado em seus eternos “Meninos da Vila”. Escolher apenas 10 ídolos é um desafio, mas certas majestades e príncipes têm seu lugar cativo neste panteão.

1. Pelé – O Rei do Futebol Não há discussão. Pelé não é apenas o maior ídolo do Santos, é o maior jogador da história do esporte. Pelo Peixe, ele marcou mais de 1000 gols, conquistou duas Libertadores e dois Mundiais, parou uma guerra e transformou o clube no time mais famoso e temido do planeta nos anos 60. Tudo que pode ser dito sobre a majestade de Pelé já foi dito. Ele é eterno.

2. Neymar Jr. – O Último Grande Rei O maior ídolo do clube na era pós-Pelé. Neymar surgiu como um raio e, ainda adolescente, liderou o Santos na conquista da terceira Libertadores em 2011, com um futebol cheio de dribles, ousadia e gols geniais. Ele resgatou o orgulho santista e se tornou um dos maiores jogadores do mundo vestindo a camisa 11 do Peixe.

Fotos: Raul Baretta/ Santos FC.

3. Robinho – O Rei das Pedaladas O garoto franzino que, aos 18 anos, acabou com um jejum de 18 anos sem títulos de expressão. Robinho foi a personificação da alegria e da irreverência, e suas oito pedaladas para cima do zagueiro Rogério na final do Brasileirão de 2002 são o marco de uma geração. Ele devolveu ao santista o prazer de torcer.

4. Zito – O Gerente O capitão do time mais vitorioso da história. Zito era o líder e o cérebro do meio-campo dos “Santásticos” de Pelé. Um volante de técnica refinada e liderança imponente, que comandava o time dentro de campo. Foi bicampeão do mundo pelo Santos e pela Seleção Brasileira.

5. Pepe – O Canhão da Vila O segundo maior artilheiro da história do Santos, atrás apenas do Rei. Pepe era um ponta-esquerda com um chute absurdamente potente, o que lhe rendeu o apelido de “Canhão da Vila”. Fiel ao clube por toda a carreira, foi peça fundamental do esquadrão dos anos 60.

6. Coutinho – O Gênio da Tabela O parceiro ideal de Pelé. Coutinho formou a maior dupla de ataque de todos os tempos. Sua inteligência para criar tabelas e espaços curtos era lendária. Muitos dizem que, sem a genialidade de Coutinho, o Rei não teria sido tão grande.

7. Giovanni – O Messias Um dos jogadores mais técnicos e elegantes que já vestiram a camisa 10 do Santos. Giovanni foi o craque do time vice-campeão brasileiro de 1995, em uma campanha memorável. Seu futebol clássico e sua classe o transformaram em um ídolo eterno.

8. Léo – O Guerreiro da Vila Raça, amor à camisa e dedicação. O lateral-esquerdo Léo, ou “Guerreiro da Vila”, é um dos maiores ídolos da história recente. Participou das conquistas de 2002 e 2004 e voltou para ser campeão da Libertadores em 2011, sempre com uma entrega contagiante.

9. Serginho Chulapa – O Artilheiro Polêmico Um dos maiores centroavantes do futebol brasileiro, Serginho teve uma passagem marcante pelo Santos, sendo o artilheiro do time campeão paulista de 1984, o último grande título antes da geração de Robinho.

10. Carlos Alberto Torres – O Capita Embora tenha brilhado em outros clubes, foi no Santos que Carlos Alberto Torres se consolidou como um dos maiores laterais de todos os tempos, ao lado de Pelé. Sua elegância, técnica e liderança o levaram a ser o capitão do tricampeonato mundial da Seleção em 1970.

Redação - Moon BH
Redação - Moon BHhttps://moonbh.com.br
Jornalistas especializados na cobertura diária da cultura, entretenimento e política que acontece em Belo Horizonte e no Brasil, trazendo informações precisas e objetivas.