O Palmeiras e o futebol brasileiro receberam um reconhecimento de peso vindo de um dos técnicos mais prestigiados da atualidade. Xabi Alonso, novo treinador do Real Madrid e campeão alemão invicto com o Bayer Leverkusen, citou nominalmente o Verdão ao falar sobre o alto nível técnico dos times sul-americanos que disputarão o Super Mundial de Clubes de 2025.
A declaração do treinador espanhol, repercutida no Brasil pelo portal ge.globo, valoriza a competição e serve de alerta para os gigantes europeus.
O reconhecimento de Xabi Alonso ao Palmeiras
Questionado sobre o nível dos adversários no Mundial, Xabi Alonso não hesitou em mencionar as equipes brasileiras, destacando o Palmeiras como um dos exemplos de competitividade.
Palmeiras: Os 5 jogadores mais valiosos até o Mundial de Clubes
“Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense serão adversários difíceis, com um grande nível. Sempre que vão ao Mundial, demonstram. É algo novo para todos”, afirmou Alonso, demonstrando conhecimento sobre o trabalho realizado no clube alviverde nos últimos anos.
“Achamos que não há nada além da Europa”: A Crítica do Treinador
O ponto alto da fala de Xabi Alonso foi uma reflexão e uma crítica à forma como o futebol fora do continente europeu é, por vezes, subestimado. Ele usou a si mesmo e ao seu meio como exemplo de uma visão que precisa ser mais ampla e respeitosa.
“É uma competição com muitos atrativos, porque às vezes focamos muito na Europa e achamos que não há nada além dela, mas estamos muito enganados. Fora da Europa existem algumas equipes muito boas no exterior. E isso nos dá uma oportunidade de ver como estamos”, declarou o técnico.
O respeito ao futebol brasileiro
A fala de Xabi Alonso é um endosso significativo ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelos clubes brasileiros, em especial pelo Palmeiras sob o comando de Abel Ferreira.
Vindo de um treinador que está no topo do futebol mundial, o elogio reforça que os times do Brasil chegarão ao Super Mundial de Clubes não como meros coadjuvantes, mas como adversários respeitados e capazes de competir de igual para igual com as potências europeias.