HomeEsportesFlamengoFlamengo pode tirar jogador do Santos que vale mais que Gabigol

Flamengo pode tirar jogador do Santos que vale mais que Gabigol

Robinho Júnior entrou, sim, no debate interno do Flamengo. A informação que circulou nesta terça-feira é de que o atacante do Santos foi sugerido à diretoria rubro-negra, teve o nome analisado e pode voltar à pauta na janela do meio do ano.

Isso ajuda a explicar por que a história ainda está no campo da análise, e não da investida formal. O Flamengo avaliou o cenário, entendeu que o nome pode ser interessante e preferiu não acelerar agora.

A janela de julho, nesse contexto, passa a fazer mais sentido. Até porque Robinho Júnior segue como uma das joias mais observadas do futebol brasileiro, ainda com margem de valorização e em meio a uma discussão contratual aberta no Santos.

Situação no Santos deixa o caso mais sensível

Hoje, o contrato de Robinho Júnior com o Santos vai até 30 de abril de 2027. Isso significa que, se não houver renovação, ele poderá assinar pré-contrato com outro clube a partir de outubro. O Santos já se mexe para evitar esse risco. Nas últimas semanas que o clube chamou o estafe do atacante para reuniões, apresentou projeto de continuidade e avançou nas conversas, embora ainda haja pontos financeiros e burocráticos a resolver.

Foto: Divulgação/Santos

Esse cenário ganhou ruído porque o entorno do jogador demonstrou incômodo com a falta de minutos em campo.

Depois disso, ele voltou a treinar com o elenco principal e reapareceu entre os relacionados do Santos em março, o que reduziu a temperatura do caso, mas não encerrou a discussão sobre seu futuro.

Multa baixa anima o Flamengo

É aqui que a pauta ganha peso de mercado. Publicamente, o Santos tratou a proteção internacional de Robinho Júnior em um patamar altíssimo. Em julho de 2025, o ge informou que o novo acordo do atacante previa multa de 100 milhões de euros para o exterior, cerca de R$ 644 milhões na cotação da época. O próprio clube também anunciou o aditamento contratual e reforçou que o jogador fazia parte de um projeto de valorização dentro da Vila.

Hoje o jogador vale mais do que um grande ídolo do clube: Gabigol. No Transfermarkt, está avaliado em 5 milhões de euros, contra 4 milhões de Gabigol.

Ao mesmo tempo, no Flamengo se fala em uma multa doméstica de R$ 40 milhões, valor muito mais acessível para padrões de mercado de um atacante de 18 anos tratado como promessa.

Esse número não apareceu nas reportagens mais consistentes consultadas sobre o contrato, mas, se ele realmente estiver previsto para o mercado interno, muda bastante a leitura do caso. Em vez de uma operação quase inviável, o Flamengo passaria a olhar para uma oportunidade de custo relativamente controlado diante do potencial esportivo e de revenda do atleta.

Esportes Redação
Esportes Redação
Jornalista esportivos que trabalham há mais de 15 anos na cobertura diária dos principais clubes brasileiros, com foco em Atlético, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, Corinthians e Botafogo.