Após a conquista do tetracampeonato da Libertadores e a provocação viral do “Em Lima, cai”, o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (Bap), mudou o tom. Em um desabafo sincero e surpreendente, o dirigente quebrou o silêncio sobre sua relação com Leila Pereira, presidente do Palmeiras.
Afastando os rumores de uma inimizade pessoal irreconciliável, Bap usou metáforas familiares para explicar os bastidores da maior rivalidade dirigente do país.
A declaração surge como um movimento de pacificação institucional, mas sem esconder a realidade: nos negócios do futebol, a “briga” é inevitável.
Presidente do Flamengo: “Amo meus filhos, mas não concordo com tudo”
Bap foi questionado sobre os constantes conflitos políticos entre Flamengo e Palmeiras (especialmente na Libra). O mandatário rubro-negro negou que exista uma relação ruim, atribuindo a tensão ao “sensacionalismo das narrativas”, e usou uma comparação inusitada para ilustrar o convívio com Leila.
“Eu amo meus filhos de paixão e eles não concordam com tudo que eu acho. Nem por isso a gente briga, a gente separa”, disse Bap. Ele prosseguiu, normalizando o conflito: “Às vezes com tua esposa, na relação com o patrão, com o amigo… Vocês acham que a gente não vai brigar no futebol? Claro que vai brigar também”.

A fala revela que, para Bap, as divergências sobre direitos de TV, arbitragem e regulamentos são parte do jogo corporativo, e não uma guerra pessoal. “Muitas vezes você concorda em 28 coisas e uma ou duas você tem diferenças”, completou.
Palmeiras “é muito forte”
O ponto alto da declaração foi o reconhecimento institucional. Longe das provocações de arquibancada, Bap fez questão de exaltar o tamanho do Palmeiras e como a força do rival valoriza a conquista do Flamengo.
“Palmeiras como instituição é muito forte, muito respeitável. Você ganhar, tendo um adversário como Palmeiras, é absolutamente especial e sensacional”, afirmou o presidente. Para Bap, ter um antagonista à altura “alimenta a alma” e faz o futebol brasileiro crescer. É a admissão de que a hegemonia compartilhada puxa os dois clubes para cima.