HomeEsportesFlamengoFlamengo vê Atlético e Grêmio disputando jogador e define preço

Flamengo vê Atlético e Grêmio disputando jogador e define preço

O Flamengo já pensa em quais peças quer manter para a temporada de 2026 e quais está disposto a negociar, com um elenco cada vez mais recheado e cheio de grandes jogadores. E neste ponto, Atlético e Grêmio já se movimentam para darem lances em um dos atletas que mais interessam: Cebolinha.

Ter Cebolinha já opõe três gigantes com motivações distintas: o sonho do Grêmio de repatriar um ídolo, o plano tático de Jorge Sampaoli no Atlético, e a lógica financeira do Flamengo, que detém o passe do jogador e não pretende facilitar o negócio.

A disputa promete ser uma das principais novelas da próxima janela, com cada clube usando suas armas na mesa de negociação.

Flamengo vê Grêmio e Atlético interessados

Dois projetos batem à porta de Cebolinha, cada um com um apelo diferente.

Grêmio (O Fator Emocional): O clube gaúcho aposta na forte ligação com o jogador. O próprio Cebolinha já declarou publicamente seu desejo de voltar a vestir a camisa do Tricolor “em um futuro bem próximo”. Esse trunfo emocional é uma carta poderosa, que pode pesar na decisão do atleta se as propostas financeiras forem equivalentes.

Atlético (A Lógica Tática): O interesse do Galo é um pedido direto de Jorge Sampaoli. O treinador argentino vê em Cebolinha o ponta agressivo, de drible e velocidade, perfeito para seu esquema de jogo em 2026. É uma aposta puramente tática em um jogador para ser peça-chave de uma reformulação.

Mengão quer dinheiro de volta

O Flamengo observa a disputa de uma posição de força, mas com o relógio correndo. O clube investiu alto em 2022 (cerca de € 16 milhões) e a diretriz é clara: recuperar boa parte desse valor. A pedida informal que circula no mercado é de uma “cifra de oito dígitos em euros”.

Foto: Adriano Fontes/Flamengo

O contrato de Cebolinha vai até junho de 2026, o que significa que, a partir de janeiro, ele já poderia assinar um pré-contrato com um clube estrangeiro. Isso pressiona o Flamengo a negociar no início do ano para não perder o ativo de graça para o exterior.

Só que hoje ele vale menos da metade, segundo dados do Transfermarkt, ele está avaliado em 7 milhões de euros. Ou seja, uma venda representaria prejuízo ante o valor investido, o que a Gávea não quer de jeito nenhum.

A Engenharia Financeira Necessária

Uma compra à vista é improvável. O caminho mais realista para Grêmio ou Atlético passa por uma engenharia financeira criativa, como um empréstimo com obrigação de compra atrelada a metas, ou uma compra com pagamento parcelado a longo prazo. Essa é a única forma de viabilizar um negócio tão caro sem comprometer o orçamento.

O que eu faria?

Opinião: O Flamengo já deu todas as dicas de que vai colocar Cebolinha no mercado. Dificilmente conseguirá negociar o atleta pelo valor que comprou, também pelo fator idade.

O jeito é conseguir o melhor acordo. Acho que ele ainda tem muito futebol pra jogar. Então uma venda pelo melhor valor possível é bom, mas um acordo que garanta um percentual futuro também agrada, visto que ele pode ter um futuro no mundo árabe.

Fhilipe Pelájjio
Fhilipe Pelájjiohttps://moonbh.com.br/fhilipe-pelajjio/
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas. Especialista na cobertura de futebol, com foco em Atlético, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo há mais de 10 anos.