A aposta de voltar ao Brasil para vestir a camisa do Flamengo pode render a Jorginho o prêmio máximo em sua carreira: o retorno à Seleção da Itália. Apenas três meses após sua chegada ao Ninho do Urubu, o volante ítalo-brasileiro voltou com força ao radar da Azzurra e, segundo a imprensa europeia e brasileira, é um dos nomes cotados para ser a grande novidade na convocação de outubro do técnico Gennaro Gattuso.
O “renascimento” do jogador, que se tornou pilar do time de Filipe Luís, recoloca o Flamengo como uma vitrine de elite para o futebol mundial e pode levar mais um de seus craques para o ciclo da Copa do Mundo de 2026.
Jorginho na Seleção da Itália?
- O Jorginho vai voltar para a seleção da Itália? A volta do jogador à seleção italiana é considerada muito provável. Com a chegada do novo técnico Gennaro Gattuso e suas boas atuações no Flamengo, a imprensa europeia e brasileira especula que ele será convocado para os jogos de outubro contra Estônia e Israel.
O Fator Gattuso: A Porta que se Reabriu
A principal razão para o retorno de Jorginho ao radar da Itália tem nome e sobrenome: Gennaro Gattuso. A saída do técnico Luciano Spalletti e a chegada do campeão mundial de 2006 abriram as portas para uma reavaliação de todos os jogadores disponíveis.
Gattuso, conhecido por valorizar a inteligência tática, vê em Jorginho um perfil que hoje falta ao seu meio-campo. Na primeira convocação, em setembro, ele não foi chamado pois a comissão técnica entendia que seu ritmo de jogo ainda não era o ideal, algo que mudou completamente agora.
O Fator Flamengo: A Vitrine que Funcionou
A decisão de Jorginho de trocar a reserva no Arsenal pela titularidade absoluta no Flamengo se provou um acerto de mestre. Ao se tornar um dos protagonistas do líder do Brasileirão e ainda marcar um gol no Mundial de Clubes, ele recuperou a visibilidade que havia perdido na Inglaterra.
Atuar em alto nível, toda semana, em um dos clubes de maior exposição do mundo, foi o passaporte para que seu nome voltasse a ser discutido em Roma.
O Encaixe Tático: A Peça que Falta no Quebra-Cabeça
Taticamente, a convocação de dele faz todo o sentido. O atual meio-campo da Itália, com nomes como Barella e Tonali, é extremamente físico e de transição. Jorginho oferece uma característica diferente e complementar: ele é o “regista”, o maestro que joga à frente da zaga, dita o ritmo com passes curtos, controla a posse de bola e organiza o time. É o especialista que Gattuso precisa para ter mais variações táticas durante os jogos.
A Vitória de Todas as Partes
A provável volta de Jorginho à Azzurra é uma história de “ganha-ganha-ganha”. Ganha o jogador, que dá a volta por cima e retoma seu lugar na elite do futebol. Ganha a Itália, que recupera um campeão da Eurocopa com uma qualidade técnica única.
E ganha, principalmente, o Flamengo, que se consolida como um clube de prateleira global, capaz não apenas de contratar estrelas, mas de servir como plataforma para que elas retornem ao topo do mundo.


