HomeEsportesFlamengoA volta por cima de Jorginho no Flamengo e o plano de...

A volta por cima de Jorginho no Flamengo e o plano de Gattuso para levá-lo à Seleção da Itália

A aposta de voltar ao Brasil para vestir a camisa do Flamengo pode render a Jorginho o prêmio máximo em sua carreira: o retorno à Seleção da Itália. Apenas três meses após sua chegada ao Ninho do Urubu, o volante ítalo-brasileiro voltou com força ao radar da Azzurra e, segundo a imprensa europeia e brasileira, é um dos nomes cotados para ser a grande novidade na convocação de outubro do técnico Gennaro Gattuso.

O “renascimento” do jogador, que se tornou pilar do time de Filipe Luís, recoloca o Flamengo como uma vitrine de elite para o futebol mundial e pode levar mais um de seus craques para o ciclo da Copa do Mundo de 2026.

Jorginho na Seleção da Itália?

  • O Jorginho vai voltar para a seleção da Itália? A volta do jogador à seleção italiana é considerada muito provável. Com a chegada do novo técnico Gennaro Gattuso e suas boas atuações no Flamengo, a imprensa europeia e brasileira especula que ele será convocado para os jogos de outubro contra Estônia e Israel.

O Fator Gattuso: A Porta que se Reabriu

A principal razão para o retorno de Jorginho ao radar da Itália tem nome e sobrenome: Gennaro Gattuso. A saída do técnico Luciano Spalletti e a chegada do campeão mundial de 2006 abriram as portas para uma reavaliação de todos os jogadores disponíveis.

Gattuso, conhecido por valorizar a inteligência tática, vê em Jorginho um perfil que hoje falta ao seu meio-campo. Na primeira convocação, em setembro, ele não foi chamado pois a comissão técnica entendia que seu ritmo de jogo ainda não era o ideal, algo que mudou completamente agora.

O Fator Flamengo: A Vitrine que Funcionou

A decisão de Jorginho de trocar a reserva no Arsenal pela titularidade absoluta no Flamengo se provou um acerto de mestre. Ao se tornar um dos protagonistas do líder do Brasileirão e ainda marcar um gol no Mundial de Clubes, ele recuperou a visibilidade que havia perdido na Inglaterra.

Atuar em alto nível, toda semana, em um dos clubes de maior exposição do mundo, foi o passaporte para que seu nome voltasse a ser discutido em Roma.

O Encaixe Tático: A Peça que Falta no Quebra-Cabeça

Taticamente, a convocação de dele faz todo o sentido. O atual meio-campo da Itália, com nomes como Barella e Tonali, é extremamente físico e de transição. Jorginho oferece uma característica diferente e complementar: ele é o “regista”, o maestro que joga à frente da zaga, dita o ritmo com passes curtos, controla a posse de bola e organiza o time. É o especialista que Gattuso precisa para ter mais variações táticas durante os jogos.

A Vitória de Todas as Partes

A provável volta de Jorginho à Azzurra é uma história de “ganha-ganha-ganha”. Ganha o jogador, que dá a volta por cima e retoma seu lugar na elite do futebol. Ganha a Itália, que recupera um campeão da Eurocopa com uma qualidade técnica única.

E ganha, principalmente, o Flamengo, que se consolida como um clube de prateleira global, capaz não apenas de contratar estrelas, mas de servir como plataforma para que elas retornem ao topo do mundo.

Fhilipe Pelájjio
Fhilipe Pelájjiohttps://moonbh.com.br/fhilipe-pelajjio/
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas. Especialista na cobertura de futebol, com foco em Atlético, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo há mais de 10 anos.