A era Carlo Ancelotti na Seleção Brasileira começou oficialmente nesta segunda-feira (26), com a divulgação da primeira lista de convocados sob o comando do técnico italiano. Entre os 26 nomes chamados para os próximos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, cinco atletas do Flamengo foram convocados: Alex Sandro, Danilo, Léo Ortiz, Wesley e Gerson.
A lista completa acabou surpreendendo muitos jogadores por contar com nomes de peso, mas que geralmente são considerados velhos para os padrões do futebol brasileiro.
A Seleção enfrentará o Equador, no dia 05 de junho, fora de casa, às 20h (de Brasília), e depois encara o Paraguai, na Neo Química Arena, em 10 de junho, às 21h45. Os confrontos são válidos pelas rodadas 15 e 16 das Eliminatórias Sul-Americanas.
Apesar da convocação em peso de jogadores rubro-negros, o Flamengo não será desfalcado nos compromissos decisivos que antecedem a data FIFA. A reapresentação da Seleção está marcada para 02 de junho, enquanto o último jogo do clube carioca antes da pausa será em 01 de junho.
A convocação de Ancelotti evidencia um olhar atento ao futebol local, com apostas em jovens talentos e atletas que vivem boa fase, sem deixar de lado nomes mais experientes.
A presença de cinco jogadores do Flamengo reflete não apenas a qualidade individual dos atletas, mas também a boa fase coletiva do clube na temporada.
Nomes convocados
Entre os convocados, além dos nomes do Flamengo, destacam-se os retornos de Casemiro, do Manchester United, e Antony, do Betis, que estavam ausentes da Seleção desde outubro de 2023.
A lista também inclui cinco jogadores do Flamengo, além de nomes como Vinícius Júnior (Real Madrid), Bruno Guimarães (Newcastle) e Marquinhos (PSG).
Nomes ausentes
Neymar, que não atua pela Seleção desde outubro de 2023, ficou de fora da convocação. Ancelotti explicou que conversou com o atacante do Santos antes da divulgação da lista e que a ausência se deve a questões físicas. “Contamos com ele”, afirmou o técnico italiano.
Rodrygo, do Real Madrid, também não foi convocado devido a desgaste físico, enquanto Endrick, do Palmeiras, está lesionado e igualmente ausente da lista.