O rádio esportivo de Belo Horizonte está prestes a ganhar um novo gigante. O empresário Pedro Lourenço (Pedrinho BH), dono da SAF do Cruzeiro, está destinando um investimento milionário, em patrocínio, para apoiar o projeto de reposicionamento da Fã FM 91,7 (antiga rádio O Tempo).
A meta, segundo apuração do Moon BH, é transformar a emissora na “Itatiaia do Cruzeiro”. O termo ganhou popularidade nas redes sociais por que os torcedores celestes vêm uma relação entre a Itatiaia e o Atlético, do mesmo dono. A cobertura da Fã FM será para os dois clubes.
Rádio Fã FM será focada em esportes
O movimento já é perceptível no dial, com a formação de uma equipe esportiva robusta e ajustes na programação. A nova grade da Fã FM conta com nomes experientes como Júnior Brasil, ex-Itatiaia, e Guilherme Gonçalves (Presuntinho) nos comentários, Kenner Tarabal na narração dos jogos do Cruzeiro e o programa de humor esportivo “Barba, Cabelo e Bigode” (BCB).
Para o projeto, o Supermercados BH será o principal patrocinador da emissora, no ambiente analógico e digital. Pedrinho, até onde apuramos, não será sócio da rádio, limitando-se ao apoio financeiro (milionários) do projeto.
O Ecossistema de Mídia da Rede Planeta
A Fã FM 91,7 é operada pela Rede Planeta de Comunicação, que também comanda a vice-líder de audiência Liberdade FM (92,9) e a recém-lançada Classic Pan (96,1) em Belo Horizonte. (Veja o top 10 Ibope de rádios de BH)
Essa sinergia entre as emissoras, que dividem infraestrutura, cria um cenário favorável para o fortalecimento do projeto esportivo, ampliando o alcance comercial e de conteúdo. Veja o Instagram da Fã FM:
Por Que a Aposta no Torcedor do Cruzeiro?
A estratégia de Pedrinho BH está diretamente ligada ao excelente momento vivido pelo Cruzeiro dentro e fora de campo. Com alto investimento na SAF, o clube traciona uma audiência gigantesca e engajada, criando uma oportunidade de mercado para uma cobertura de rádio com identidade e linguagem voltada para a Massa Azul.
Uma grade esportiva diária, somada às jornadas completas dos jogos, forma pacotes comerciais altamente atrativos para o mercado regional.
Análise: A Disputa pelo Rádio Esportivo em BH
A ideia de uma “Itatiaia do Cruzeiro” é uma proposta de valor poderosa: define um foco editorial claro e cria uma conexão direta com o torcedor.
Com a infraestrutura da Rede Planeta e uma equipe experiente, a Fã FM tem todas as condições para se tornar uma referência na cobertura esportiva. O sucesso do projeto dependerá da consistência da programação, da qualidade técnica das transmissões e, principalmente, de uma estratégia digital agressiva para transformar a audiência do rádio em engajamento e receita nas plataformas online.