Uma nova pesquisa sobre o tamanho das torcidas no Brasil, divulgada nesta sexta-feira (27), trouxe um resultado muito comemorado pela Nação Azul. Segundo o levantamento do instituto AtlasIntel, o Cruzeiro não apenas abriu vantagem sobre o Atlético como a maior torcida de Minas Gerais, como também se consolidou no top 5 do país, empatado com a do Vasco.
A pesquisa, que ouviu mais de 2.000 pessoas em todo o Brasil entre os dias 20 e 25 de junho, reflete o bom momento do clube e o engajamento de seus torcedores.
Os números da nova pesquisa
O levantamento da AtlasIntel, encomendado pela TV Globo, posiciona o Cruzeiro com 6% da preferência nacional. Com este percentual, o clube celeste empata tecnicamente com o Vasco da Gama na quinta posição do ranking, que é liderado por Flamengo (20,6%) e Corinthians (13,9%).
O Atlético, por sua vez, aparece na oitava posição, com 3,6% da preferência, empatado com o Botafogo.
Ranking Nacional (AtlasIntel – Junho/2025):
- Flamengo – 20,6%
- Corinthians – 13,9%
- São Paulo – 10,1%
- Palmeiras – 7,8%
- Cruzeiro – 6%
- Vasco – 6%
- Grêmio – 4,6%
- Atlético – 3,6%
- Botafogo – 3,6%
- Internacional – 3,3%
A virada no cenário mineiro
A pesquisa atual representa uma “virada” em relação a outros levantamentos realizados no início do ano. Um estudo do InfoMoney, de março de 2025, por exemplo, apontava o Atlético à frente do Cruzeiro.
Os novos números da AtlasIntel indicam um crescimento no percentual da torcida do Cruzeiro (que era de 5,4% em uma pesquisa anterior do mesmo instituto) e uma queda no do rival (que era de 4%). A diferença atual entre os dois clubes na pesquisa é de 2,4 pontos percentuais, superando a margem de erro, que é de 2 pontos.
O que o resultado representa?
A ascensão do Cruzeiro no ranking de torcidas pode ser atribuída a uma combinação de fatores, como o sucesso do projeto da SAF, a chegada de reforços de peso e o retorno do time como protagonista em competições nacionais e internacionais. O resultado da pesquisa serve como um termômetro do engajamento e da satisfação da Nação Azul com o momento atual do clube.