Enquanto seus principais rivais, Flamengo e Palmeiras, sonham e se articulam para uma possível contratação do atacante Gabriel Jesus, o Atlético vive uma realidade completamente diferente. A grave crise de fluxo de caixa que o clube atravessa impede a diretoria de sequer considerar entrar na disputa pelo astro da Seleção Brasileira. A ordem na Cidade do Galo é buscar reforços pontuais e de baixo custo, uma realidade bem distante da briga por um jogador de R$ 240 milhões.
Atlético sobre crise financeira
A situação financeira do Atlético é o principal fator que dita as regras do clube no mercado. Nas últimas semanas, a crise se tornou pública com o atraso no pagamento de salários e direitos de imagem de seus principais jogadores, o que gerou uma série de desgastes e até ações na Justiça.
Diante deste cenário, a diretoria da SAF entende que é impossível fazer um investimento do tamanho que seria necessário para contratar um jogador como Gabriel Jesus, tanto em termos de taxa de transferência quanto de salários.
Viu isso? Kalil assume cargo em SAF de outro clube e cita o Galo como exemplo
A busca por reforços pontuais e de baixo custo
Com o orçamento limitado, a estratégia do Atlético para a reta final da janela de transferências é buscar “oportunidades de mercado”. A diretoria e a comissão técnica de Cuca buscam jogadores que possam chegar por empréstimo ou em negociações de baixo valor.
Viu isso? Galo contrata Alexsander, do Al-Ahli Jeddah, por R$ 51 milhões

Recentemente, o clube teria acertado a chegada do meia argentino Martín Payero, que veio da Udinese em uma operação de baixo custo, e do atacante Biel, que chegou do Sporting em um modelo de empréstimo com compra futura. Este é o perfil de negócio que o Galo pode realizar no momento. Mas agora está brigando com o Palmeiras pela contratação (veja aqui).
A distância para os rivais no mercado
A impossibilidade de entrar na briga por Gabriel Jesus expõe a distância financeira que, hoje, separa o Atlético de seus principais rivais, Flamengo e Palmeiras.
Aqui estão as 3 Notícias do Atlético mais importantes de hoje; veja aqui.
Enquanto os concorrentes diretos usam suas receitas para sonhar com estrelas da Premier League, o Galo precisa, primeiro, organizar a casa e equacionar suas dívidas para, no futuro, voltar a ter o poder de fogo para realizar contratações de impacto global.