O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou a viabilização da construção da Linha 2 do metrô de BH, que vai ligar o Calafate ao Barreiro. Apesar de a notícia ter sido comemorada por muitos moradores da capital, essa confirmação de verba já havia sido anunciada por outros presidentes e governantes do passado.

Em 2008, por exemplo, o então governador de Minas Gerais, Aécio Neves, havia informado que o presidente da época, Luiz Inácio Lula da Silva, aprovou o projeto de expansão do metrô da capital e que seria feita uma formatação da modelagem da parceria público-privada. Os investimentos anunciados para a obra eram em torno de R$ 4 bilhões e ela seria feita para a Copa do Mundo de 2014.

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Já em 2011, a presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 3,16 bilhões do Orçamento da União para essas obras. O projeto incluía novas estações para a linha 1 – a única que opera em BH até o momento – e as construções das linhas 2 e 3.

Apesar desses anúncios, o tempo passou e nada foi feito. Em 2012, alguns pontos da cidade chegaram a ser perfurados para avaliar a resistência do solo, com o objetivo de expandir o metrô. Esses trabalhos foram ordenados pelo então prefeito da cidade, Márcio Lacerda.

Empasse entre Governo Federal e Estadual

Em 2014, a pauta da ampliação do metrô voltou a ser comentada e dividiu o governo estadual e federal. Em uma visita de Dilma a Belo Horizonte, acompanhada do ex-presidente Lula, uma faixa cobrando sobre o transporte ferroviário foi colocada no trajeto deles. Lula, então, acusou o Executivo estadual de não ter apresentado um projeto para que o dinheiro anunciado fosse aplicado nas obras.

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“Quando eu cheguei aqui, vi uma faixa com a frase ‘Dilma chega de mentira, cadê o dinheiro do metrô?’ Eu digo que o dinheiro do metrô está esperando o governo de Minas Gerais apresentar um projeto para a gente fazer o metrô. Se apresentar o projeto, o dinheiro tem, porque somos republicanos, mas não somos tontos de liberar o dinheiro sem o projeto”, disse.

O governo estadual, por sua vez, afirmou que a responsabilidade era da gestão federal. “Primeiramente, é importante deixar claro que a obra do metrô de BH é de inteira responsabilidade do Governo Federal, sendo que a última ampliação ocorreu ainda durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”, informou a nota publicada pelo executivo.

Já em 2017, o governo de Michel Temer anunciou a destinação de R$ 157,7 milhões para a ampliação da linha 1 do metrô.

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Alerta

Apesar do anúncio feito por Bolsonaro sobre o repasse da verba, ainda haverá estudos de viabilidade da obra. Os procedimentos indicam que ela ainda deve demorar para ser iniciada. O alerta também foi feito pela deputada federal Áurea Carolina (Psol/MG).

“Ainda é necessário um aval da Justiça para confirmar o repasse. O que ele não fala é que, caso se confirme, nenhuma obra terá início antes de 2022, já que serão necessários estudos de viabilidade e procedimentos de licitação”, publicou a parlamentar em uma rede social.

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