Comemorado em 12 de junho, o Dia dos Namorados já começa a aquecer o comércio em Belo Horizonte, que deve movimentar R$ 2,17 bilhões com as vendas para a data. Os dados são de um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL/BH) e representam um aumento de 0,45% em relação a 2024.
Mesmo sendo um crescimento modesto, a trajetória de alta nas vendas para a data vem sendo mantida desde 2011, e os lojistas estão otimistas: mais da metade (59,26%) acredita que 2025 terá vendas melhores que o ano passado.
“Além do apelo emocional da data, a recuperação da economia e a melhora no mercado de trabalho têm aumentado a confiança e o poder de compra dos consumidores”, avalia Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH.
Mais de um presente e até R$ 200 por compra
Segundo os comerciantes entrevistados:
- 46,03% dos consumidores devem comprar um presente;
- 41,8%, dois presentes;
- 11,11%, até três.
Os produtos mais procurados devem ser:
- Roupas (39,15%)
- Itens de decoração (14,29%)
- Calçados (12,7%)
- Acessórios como bijuterias e relógios (11,11%)
- Cosméticos (8,47%)
- Flores, eletrônicos e cestas em menor proporção
O tíquete médio esperado é de até R$ 200, com a compra parcelada no cartão de crédito sendo a principal forma de pagamento (64,55%).
Marketing como trunfo para atrair o consumidor
O marketing aparece como uma das principais apostas do setor:
- 43,92% dos lojistas consideram a divulgação dos produtos essencial para impulsionar as vendas;
- Outros fatores apontados foram promoções (27,51%), variedade de produtos (6,87%), e atendimento qualificado (4,23%).
“Investir em marketing não é mais um diferencial, é uma necessidade para quem quer se destacar no mercado competitivo”, afirma Marcelo de Souza e Silva.
Desafios ainda preocupam o setor
Entre os fatores que podem prejudicar as vendas, destacam-se:
- Concorrência com e-commerce e informalidade (25,4%);
- Alta de preços (20,11%);
- Falta de agilidade e cordialidade no atendimento (13,23%);
- Cenário econômico e político (9,52%).
Mesmo com esses obstáculos, a expectativa é positiva. O comércio belo-horizontino aposta na criatividade, planejamento e proximidade com o consumidor para transformar o Dia dos Namorados em mais um motor de recuperação econômica local.























