Um acidente de trânsito ocorrido na tarde desta terça-feira (15/04) no bairro Cidade Nova, em Belo Horizonte, poderia ter terminado em tragédia. Um adolescente de 17 anos, sem carteira de habilitação, dirigia uma BMW em alta velocidade quando perdeu o controle do veículo e bateu em um poste do sistema Olho Vivo.
O pior? Ele e mais três amigos, todos vestindo uniforme escolar, fugiram do local sem prestar socorro ou assumir responsabilidade, segundo as imagens captadas.
De acordo com a Polícia Militar (PM), o carro estava em velocidade excessiva e, após a colisão, os jovens abandonaram o veículo na Rua Doutor José Silva Martins, esquina com a Rua Professor Pimenta da Veiga. Uma mulher que passava pelo local no momento do acidente afirmou que quase foi atropelada.
“Se não fosse o poste, o carro teria me pegado. Eles estavam muito rápido”, relatou uma testemunha, ainda abalada.
Leia também: Empresas querem acabar com ônibus articulados em BH e devem conseguir
O que diz a lei?
- Menor ao volante: Se comprovado que os pais permitiram, eles podem responder por negligência e até ter o veículo apreendido.
- Fuga do local: Além de multa, o ato configura infração penal, mas a imputabilidade do adolescente depende do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
E agora?
A BMW foi removida pelo guincho, mas o adolescente e seu responsável ainda não foram identificados. Enquanto isso, o caso serve de alerta: carros não são brinquedos, e a omissão dos pais pode custar vidas.
Acidentes com jovens inexperientes ao volante não são raros. Em 2023, Minas Gerais registrou 1.200 ocorrências envolvendo motoristas sem habilitação – muitas com vítimas fatais. Se o dono do carro for conivente, a justiça pode cassar seu direito de dirigir e até impor penas civis.























