Pré-Carnaval em BH: programação com mais de 200 blocos

Foto: Pablo Bernardo

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nesta terça-feira (11/2) a programação dos Blocos de Rua que vão animar a capital mineira durante o pré-carnaval de 2025. A folia acontece de 15 a 28 de fevereiro, com mais de 200 cortejos confirmados até o momento, distribuídos pelas nove regionais da cidade.

A programação completa pode ser acessada no Portal Belo Horizonte, e a grade de eventos segue em constante atualização, com a possibilidade de novos blocos serem incluídos.

Pré-Carnaval em BH

Um dos destaques do pré-carnaval de BH é a descentralização dos eventos, que garantem que todas as regiões da cidade tenham sua própria celebração. Segundo Bárbara Menucci, presidente da Belotur, a diversidade e a pluralidade são marcas da festa:

“O nosso pré-carnaval apresenta uma programação diversificada, refletindo a pluralidade e a descentralização que caracterizam a festa. Com desfiles acontecendo em todas as regionais da cidade, Belo Horizonte se destaca como uma referência nacional em folia de rua, graças aos movimentos de cultura popular realizados pelos atores que promovem essa celebração”, disse.

Pré-Carnaval de BH: Blocos por Região

Até o momento, a programação conta com 224 blocos confirmados, distribuídos da seguinte forma:

  • Centro-Sul: 76 blocos
  • Leste: 36 blocos
  • Noroeste: 25 blocos
  • Nordeste: 20 blocos
  • Pampulha: 22 blocos
  • Oeste: 15 blocos
  • Norte: 13 blocos
  • Barreiro: 7 blocos
  • Venda Nova: 10 blocos

A descentralização garante que moradores de todas as regiões possam curtir o carnaval sem precisar se deslocar para o centro da cidade. Veja a programação completa dos blocos, clicando aqui.

Segurança

A Prefeitura de Belo Horizonte, sob a liderança do prefeito Fuad Noman e do prefeito em exercício Álvaro Damião, reafirma seu compromisso com os blocos de rua, disponibilizando toda a estrutura necessária para garantir a segurança e o sucesso dos desfiles.

A partir do próximo sábado (15/2), o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) irá monitorar o evento em tempo real, com acompanhamento georreferenciado dos blocos e serviços da cidade. Além disso, cerca de 30 órgãos públicos estarão envolvidos na gestão integrada do carnaval, trabalhando em conjunto para mitigar os impactos gerados por um evento dessa magnitude.