Grupo de mineiras, Raíssa Anastasia e Regional se apresentarão em Londres

Reprodução - Redes sociais

O grupo Raíssa Anastasia e Regional, formado por Raissa Anastásia (flauta), Bia Nascimento (violão), Maria Elisa Pompeu (cavaquinho) e Analu Braga (pandeiro), anuncia sua primeira turnê internacional, com o importante apoio do programa Ibermúsica.

O quarteto feminino, representante da nova geração do choro brasileiro, vai se apresentar no The Harrison Pub, em Londres, no dia 3 de novembro de 2024.

Quem é Raissa Anastásia

Raissa Anastásia, flautista e líder do grupo, é uma artista de destaque no cenário musical brasileiro. Natural de Belo Horizonte, Raissa é multi-instrumentista e compositora, com uma sólida formação acadêmica. É Mestre em Performance Musical pela UFMG, Bacharel em Flauta Transversal e Flauta Doce pela UEMG, e licenciada em Artes com ênfase em Música pela UNIMONTES.

Ao longo de sua carreira, ganhou os Prêmios Jovem Instrumentista BDMG (2005) e Jovem Música BDMG (2006), foi finalista do Prêmio BDMG instrumental (2024) e estudou com mestres da música brasileira como Nailor Proveta, Toninho Carrasqueira e Carlos Malta.

Com o suporte do programa Ibermúsica, a apresentação em Londres marca um ponto alto na trajetória de Raíssa Anastásia e de seu grupo, reafirmando seu compromisso com a internacionalização do choro.

Sobre o chorinho

O choro, reconhecido como um dos primeiros gêneros musicais genuinamente brasileiros, é uma das maiores contribuições do Brasil ao cenário da música mundial.

Nascido no século XIX, o choro mistura elementos europeus e africanos, destacando-se por sua complexidade rítmica e melódica.

Ele influencia diversos gêneros e continua a ser um campo de inovação musical. Raíssa Anastasia e Regional ajuda a manter essa tradição viva, ao mesmo tempo que inova com composições originais e releituras de clássicos do choro, renovando o gênero e levando-o a novos públicos e contextos.