Praça da Estação reabre nesta quinta em BH, após obra de R$ 8 milhões

Créditos da imagem: Gladyston Rodrigues/ EM_DA_Press

A tradicional Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte, será oficialmente reaberta nesta quinta-feira (26), às 9h, após passar por uma revitalização completa. As obras, iniciadas em outubro de 2023 e supervisionadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), contaram com um investimento de R$ 8,1 milhões em recursos próprios do município.

A reforma trouxe uma série de melhorias ao local, incluindo a manutenção das fontes luminosas interativas, troca de pisos, canaletas e grelhas danificadas. Além disso, foram recuperados e instalados novos bancos e lixeiras, e o paisagismo do espaço foi restaurado, garantindo uma experiência renovada para os frequentadores.

Destaque para as fontes interativas e segurança no tráfego


O principal destaque da revitalização foi a fonte das fontes interativas, que agora conta com dois tipos de aspersores: jato de água e névoa. O aspersor de neblina avisa aos pedestres que estão sobre a fonte que, em breve, será lançada um jato de água, tornando a experiência lúdica e interativa.

Para preservar o espaço, também foram instalados delimitadores de tráfego e foi feito o tratamento da área para impedir o acesso de veículos ao interior da praça.

Programa “Centro de Todo Mundo” e revitalização do Centro


As disciplinas fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, conhecido como “Centro de Todo Mundo”. O programa visa melhorar a qualidade de vida na região central da capital, aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer para seus habitantes.

Com a reabertura da Praça da Estação, a cidade resgata um importante ponto de convivência e cultura, que pode ser aproveitado por moradores e visitantes.