HomeBH NotíciasRogério Correia fez Lei para exterminar raça de cachorro em Minas Gerais

Rogério Correia fez Lei para exterminar raça de cachorro em Minas Gerais

Enquanto era deputado estadual na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o hoje deputado federal e candidato a prefeito de Belo Horizonte, Rogério Correira, criou um Projeto de Lei visando exterminar algumas raças de cachorro em Minas Gerais, como pit bull, dobermann, rottweiler.

Divulgação – PT

O projeto nº 161 previa que a raça deixaria de existir usando a esterilização dos animais adultos e também determinava a proibição que os filhotes vivos fossem adotados (leia todo o discurso):

“Se prevê a extinção dessa raça de cães no Estado de Minas Gerais, ficando proibida a criação e procriação da raça “pit bull”. Para que isso aconteça, faz-se necessária a esterilização dos cães dessa raça”

Projeto aprovado

O projeto acabou aprovado pelos deputados em dois turnos e se tornou a LEI nº 16.301, de 07/08/2006. O trecho que previa a esterilização dos animais, porém, foi vetado pelo então governador Aécio Neves, alegando que a Secretaria Estadual de Saúde era contra a prática.

Projeto ganhou manchetes – Reprodução O Tempo

Para o então governador, não seria “razoável” determinar a extinção da raça via esterilização. Defendeu que tal decisão só poderia ser tomada após “contar com a participação dos diversos setores da comunidade científica, tendo por referência parâmetros internacionais sobre o assunto”.

Correia protestou em plenário e pediu aos colegas que o veto fosse derrubado por que essa era a melhor forma de exterminar a raça em Minas Gerais:

“Como não há uma regulamentação ou uma idéia melhor para se impedir a criação e a procriação dos cães da raça “pit bull” a não ser pela esterilização – e não vejo outra forma melhor -, não seria nada inteligente, por exemplo, sugerir o uso de camisinha em cães “pit bull” para proibir a criação e a procriação. Vejo que a esterilização é a única maneira e é a que eu consigo compreender”

O deputado lembrou que Belo Horizonte já promovia e esterilização de cachorros de rua e chegou a ter uma “câmara de gás” como medida de controle:

“Muitas pessoas se assustam e dizem: “Vai esterilizar o pobre do animal, isso não seria um ato violento?”. Quero explicar que, em Belo Horizonte, já há esterilização dos cães de rua, a pedido da Sociedade Protetora dos Animais. Antigamente, para controlar a natalidade dos cães de rua, colocava-se os animais na câmara de gás. Isso gerou grande polêmica com a Sociedade Protetora dos Animais, que reivindicou a esterilização para controle dos animais, pois, se não há esse controle, aumenta-se muito o risco para a saúde pública”.

Pitbull é uma raça perigosa?

Especialistas divergem sobre o pitbull ser perigoso e sobre uma extinção da raça por imposição do governo.

Para o médico veterinário Vinícius Amorim, a raça pode ser mais dócil do que um pinscher, por exemplo:

“É um mito considerar que o pitbull é uma raça perigosa. A criação é um fator muito importante para determinar o temperamento de um cão. Pitbulls podem ser muito mais dóceis do que um pinscher, por exemplo”.

Outro lado

O Moon BH ainda não conseguiu contato com o deputado para comentar os desdobramentos do projeto, mas o espaço segue aberto, caso surja interesse.

Fhilipe Pelájjio
Fhilipe Pelájjiohttps://moonbh.com.br/fhilipe-pelajjio/
Publicitário, jornalista e pós-graduado em marketing, é editor do Moon BH e do Jornal Aqui de BH e Brasília. Já foi editor do Bhaz, tem passagem pela Itatiaia e parcerias com R7, Correio Braziliense e Estado de Minas. Especialista na cobertura de futebol, com foco em Atlético, Cruzeiro, Palmeiras e Flamengo há mais de 10 anos.
RELATED ARTICLES

Most Popular