O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado no centro de Belo Horizonte, terá seu horário de funcionamento alterado temporariamente a partir do dia 18 de junho. De terça a quinta-feira, o parque fechará às 17h, ao invés das 21h, com a entrada de visitantes permitida até às 16h30. Nos demais dias, o horário de funcionamento permanecerá o mesmo: sextas e sábados, das 7h às 21h, e domingos, das 7h às 17h.
Motivo da mudança
A alteração é necessária para a realização do reforço anual da vacinação contra o vírus da raiva dos gatos que vivem no parque. Esta operação faz parte do Plano de Manejo conduzido pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e de Saúde, além da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.
Detalhes da vacinação e controle dos felinos
Durante o período de vacinação, técnicos da Zoonoses estarão no parque de terça a quinta-feira para capturar os gatos, realizar a vacinação e monitorar a saúde dos animais. O plano também inclui a castração, vacinação contra diversas doenças, além da raiva, e a identificação dos felinos com microchips, para um acompanhamento sanitário regular.
Necessidade de ambiente calmo
Para facilitar a captura e vacinação dos gatos, é necessário manter um ambiente mais calmo e silencioso no parque, reduzindo assim a chance de fuga dos animais e agilizando o trabalho dos técnicos. Assim que os trabalhos forem concluídos, o parque retomará seu funcionamento habitual.
Previsão de retomada
Ainda não foi definida a data para o retorno ao horário normal de funcionamento. A área verde voltará a operar até às 21h de terça a sábado, e aos domingos das 7h às 17h, com a entrada permitida até meia hora antes do fechamento, assim que a vacinação dos felinos for concluída.