HomeBH e MG NotíciasGangue da marcha ré arromba loja do Supermercados BH e assusta moradores

Gangue da marcha ré arromba loja do Supermercados BH e assusta moradores

Publicado em

A chamada gangue da marcha ré voltou a atacar em Belo Horizonte na madrugada desta terça-feira, 30 de junho. Eles arrombaram uma loja do Supermercados BH, rede fundada por Pedro Lourenço, o Pedrinho BH. O empresário também é conhecido por ser dono da SAF do Cruzeiro. O crime aconteceu na rua Júlio Castilho, no bairro Palmeiras, região Oeste da capital. Segundo a Polícia Militar, os criminosos posicionaram um veículo em frente ao estabelecimento. Depois, deram marcha ré contra a entrada da loja para derrubar a porta de acesso.

O sistema de alarme da unidade foi acionado, mas o grupo conseguiu entrar no supermercado, furtar produtos e fugir antes da chegada da polícia. Até o momento, ninguém foi preso. Em nota, o Supermercados BH informou que alguns itens foram levados, que não houve feridos e que o funcionamento da unidade não foi afetado nesta terça. Além disso, a rede disse ainda que as medidas cabíveis foram adotadas. O caso segue em apuração pelas autoridades.

- Publicidade -

Como age a gangue da marcha ré

O método usado no ataque é conhecido por comerciantes e forças de segurança de Belo Horizonte. Nesse crime, os criminosos utilizam o próprio veículo como aríete. Eles estacionam ou manobram em frente à loja, engatam a marcha ré e aceleram contra portas, grades ou fachadas de vidro. Assim, eles forçam a abertura do estabelecimento.

Depois da entrada forçada, o grupo age rapidamente, retira mercadorias de maior valor ou de revenda fácil e deixa o local em poucos minutos. As ações costumam ocorrer de madrugada, horário de menor circulação de pessoas e menor risco de confronto direto com seguranças ou moradores.

Esse tipo de crime gera dois prejuízos simultâneos ao comerciante: o furto dos produtos levados e o dano estrutural causado à loja. Mesmo quando o valor subtraído não é alto, portas, vitrines, grades, fechaduras, câmeras e sistemas de segurança costumam exigir reparo imediato. Assim, o ponto comercial pode voltar a funcionar com segurança.

- Publicidade -

Um alvo entre os maiores supermercadistas do país


O ataque desta terça atingiu uma unidade de uma das maiores redes supermercadistas do Brasil. O Supermercados BH aparece em quarto lugar no Ranking ABRAS 2026, atrás apenas de Carrefour, Assaí e Grupo Mateus. A rede tem forte presença em Minas Gerais e vem acelerando expansão para outros estados, incluindo aberturas recentes na Bahia e em Pernambuco.

A escolha de uma loja de rede grande mostra que esse tipo de ataque não se limita a pequenos comércios. Supermercados, drogarias, lojas de roupas, distribuidoras e qualquer ponto de venda com fachada voltada diretamente para a rua e acesso de veículos se tornam alvos potenciais. Isso acontece quando há condições para esse modo de operação.

Histórico de ataques semelhantes em BH


A gangue da marcha ré já havia sido associada a outros crimes na capital mineira. Em maio de 2025, dois homens foram baleados durante perseguição policial no bairro Madre Gertrudes, também na região Oeste de Belo Horizonte. Na ocasião, a Polícia Militar informou que os suspeitos integravam um grupo envolvido em furtos e roubos com uso de veículos para arrombar estabelecimentos comerciais.

- Publicidade -

No mesmo período, ataques semelhantes foram registrados contra lojas e drogarias em diferentes pontos da cidade. Seguiram o mesmo padrão de ação rápida e fuga antes da chegada das equipes policiais. Nesse tipo de investigação, imagens de câmeras de segurança costumam ser essenciais para identificar veículos utilizados, placas adulteradas, rotas de fuga e a eventual participação de carros de apoio.

- Publicidade -
Anna Millard
Anna Millard
Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Tem experiência em jornalismo esportivo e de cidades e economia e passou pelo setor público e em assessoria de imprensa.