Na tarde desta sexta-feira (15), a emissora Band tomou uma decisão drástica e anunciou a demissão do comentarista Farid Germano Filho, integrante do programa Os Donos da Bola RS. O motivo? Ele foi acusado de fazer imitações racistas durante a exibição do programa na última quinta-feira (14).
Durante a transmissão, Farid Germano Filho imitou sons de macaco no chão, fazendo referência ao goleiro Kidiaba, do Mazembe, clube da República Democrática do Congo. A atitude do jornalista causou indignação tanto na direção do programa quanto no público e nos torcedores do Internacional.
Diante da repercussão negativa e da gravidade do caso, a Band decidiu romper o vínculo com o comentarista, afirmando que ele não faz mais parte de sua equipe de profissionais. A emissora não tolera nenhum tipo de comportamento racista e tomou essa atitude para deixar claro seu posicionamento contra o preconceito.
No programa desta sexta-feira (15), o apresentador Filipe Gamba fez questão de se desculpar pelo ocorrido. Ele reconheceu que a imitação feita por Farid Germano Filho foi racista e ressaltou que esse tipo de mensagem não contribui em nada para o combate ao racismo. Segundo ele, é necessário ir além de apenas não ser racista; é fundamental mostrar que somos antirracistas.
Gamba também destacou que muitas pessoas se sentiram ofendidas com o episódio e reforçou que é dever de todos, sejam jornalistas esportivos ou não, compreender que atitudes como essa não colaboram para uma sociedade melhor. O apresentador concluiu sua fala expressando sua verdade e interpretação sobre o assunto.
Esse lamentável episódio serve como um alerta para a importância de combatermos o racismo em todas as esferas da sociedade. É necessário que todos nós estejamos engajados nessa luta e sejamos agentes de transformação, promovendo uma cultura de respeito e igualdade.