Duas grandes empresas de comunicação do país, o canal de notícias CNN Brasil e a Rádio Itatiaia, pertencem ao mesmo dono, o empresário Rubens Menin. A licença da marca gringa corria o risco de deixar o Brasil.
É que quando assinaram o contrato, o contexto econômico era outro e a CNN americana exigia R$ 60 milhões só pelo direito da brasileira usar sua marca no país.
Hoje os executivos, principalmente João Camargo, presidente da empresa desde outubro de 2022, considera que isto é impagável. Ele acaba de conseguir fazer a renovação da marca pelos próximos 12 anos, com uma grande redução de valor.
“A CNN Brasil será o canal de notícias hard news mais importante do Brasil daqui para frente. Está tudo azeitado. Foi um ano difícil de arar e de carregar o arado nas costas. Renovamos o contrato com a CNN, reduzimos (cortes) a casa e deixamos saudável… agora é só colher”, disse em entrevista ao site Na Telinha.
Ele explicou como aconteceu a negociação com a marca internacional: “Eu expliquei (aos diretores da CNN Internacional): ‘Esse contrato preciso mudar. Primeiro, preciso prorrogá-lo por um período gigante, senão não vale a pena continuar investindo. Segundo, é que os preços que foram negociados lá atrás são impagáveis’. Então, foi uma negociação maravilhosa, porque terminou muito bem para eles e muito bem para nós”.
Com a renovação sendo um sucesso, ficou descartada a ideia de substituir o nome CNN Brasil por Itatiaia News, como foi cogitado caso o acordo não prosperasse.
Caso contrário, a solução caseira seria se inspirar na Jovem Pan News.