O Jardim Zoológico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) de Belo Horizonte comemorou o nascimento de mais um cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) na instituição. O filhote, um macho que recebeu o nome de Anaquim, nasceu no dia 14 de agosto e está em uma área restrita recebendo os cuidados necessários dos técnicos do Zoo.
Este é o segundo nascimento de cervo-do-pantanal no Zoológico de BH em menos de um ano. Em agosto do ano passado, nasceu Jade, irmã de Anaquim.
Os nascimentos são um importante passo nos esforços nacionais de preservação da biodiversidade, principalmente desta espécie nativa brasileira, que está ameaçada de extinção.
O cervo-do-pantanal é a maior espécie de cervídeo da América Latina e consta na lista de espécies ameaçadas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) na categoria “Vulnerável” à extinção na natureza.
Em alguns estados brasileiros, inclusive Minas Gerais, o cervo-do-pantanal já é considerado criticamente em perigo de extinção. Atualmente, a distribuição do animal pelo país mostra-se bastante reduzida e fragmentada, sendo que as maiores concentrações podem ser observadas no Pantanal brasileiro.
O Zoológico de BH é uma referência na preservação da espécie e tem um programa de reprodução em cativeiro que visa contribuir para a conservação do cervo-do-pantanal.