Reprodução - Record
O apresentador da Rádio Itatiaia e da Band Minas, Eduardo Costa, se prepara para deixar as duas emissoras, respectivamente de rádio e de televisão, em duas possibilidades no ano que vem: temporariamente e permanentemente.
Segundo fontes ouvidas pelo Moon BH, Costa deve entrar de cabeça na eleição municipal de 2024 para tentar se tornar o prefeito de Belo Horizonte.
Conseguindo ou não, ele é obrigado a deixar o comando de seus dois programas há alguns meses antes da eleição. Se não for vitorioso, pode voltar assim que o pleito acabar. Se for, nada impede que continue, mas como o dia a dia do chefe do executivo é mais intensa do que a de um parlamentar, deve deixar os programas e a vida de jornalista de vez.
Como mostrado pelo Moon BH em primeira mão em 2022, o jornalista tinha planos de se aventurar na carreira política já naquele ano, quando seria candidato a vice de Romeu Zema. Consultado pelo site na ocasião, ele negou a informação.
Por causa de um problema causado pela federação entre PSDB e o Cidadania, ao qual ele é filiado, ficou impedido de assumir o posto.
E é justamente com o apoio do governador que Costa pretende se tornar prefeito da capital mineira. Um dos jornalistas mais importantes e respeitados do estado, ele é avaliado pelo grupo políticos de Zema como o nome perfeito para o cargo.
Para concorrer Eduardo Costa precisará mudar de partido, uma vez que Cidadania e PSDB seguem federados até o fim de 2026. O mais provável é que ele vá para o Novo.
Seu nome também agrada ao grupo conhecido extra-oficialmente como “Sindi-Rico”, uma espécie de sindicato de empresários ricos que costumam apostar em candidaturas que lhes agradam em BH.
Na Pesquisa Opus/Estado de Minas divulgada em março, Costa aparece como um dos principais nomes com potencial de votos. Ele tem 44%, ante 50% de Carlos Viana e 53% de Mauro Tramonte.
Já na pesquisa do Instituto Paraná, também de março, ele foi testado em um dos cenários em que Nikolas Ferreira não se candidata e o nome da direita seria Bruno Engler. Neste caso, ele aparece em segundo:
Cenário 2: Carlos Viana (Podemos): 24%; Eduardo Costa (Cidadania): 13,1%; Duda Salabert (PDT): 10,5%.
Prefeito em exercício, Álvaro Damião diz ser contra o pedágio em Belo Horizonte e promete…
Nora de Alexandre Kalil, médica é acusada de deixar uma amiga em coma após usar…
Um dos maiores ídolos do Atlético, Réver contou por que Matheus Pereira decidiu cancelar acordo…
Repórter da Globo escapa de assalto durante transmissão ao vivo, enquanto reportava sobre onda de…
Com mais de 50 anos de Carnaval em BH, Banda Mole é um dos blocos…
Comentarista da Rádio Itatiaia sugere que basta trabalhar uma ou duas horas por dia para…