Após o reconhecimento da capital como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, a Prefeitura de Belo Horizonte tem trabalhado arduamente para fortalecer esse setor como um dos principais ativos da cidade, envolvendo-a em uma referência do Polo Turístico Gastronômico. Recentemente, a Belotur e o Sebrae Minas firmaram um convênio no valor de R$680 mil, que contempla diversas ações para atendimento ao segmento gastronômico local.
Em agosto, a primeira fase do projeto “Ajunta Gastronomia” entrará em ação, consistindo na elaboração de um diagnóstico a partir da percepção e opiniões de moradores e turistas sobre a gastronomia de Belo Horizonte. Essa abordagem interativa e participativa envolverá a montagem de estandes em pontos estratégicos da capital, como o Mercado Central, o Mercado Novo, o Mercado do Cruzeiro, a Feira dos Produtores, o Edifício Maletta, a Praça da Savassi, a Feira de Artesanato, a Avenida Afonso Pena e Praça Duque de Caxias, no Santa Tereza.
A outra etapa do projeto consistirá em realizar rodas de conversas com atores importantes do setor gastronômico. Durante o período de 7 a 11 de agosto, chefs, gestores de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, consultores gastronômicos, bem como profissionais de bares, restaurantes, hotéis e receptivos de turismo irão contribuir ativamente para a construção do posicionamento e da identidade da identidade gastronomia em Belo Horizonte.
“A Belotur vem pensando em estratégias para fortalecer a gastronomia na cidade e a execução desses objetivos passa pela interlocução com os atores locais que integram essa cadeia produtiva. Deste modo, identificamos no Sebrae Minas um parceiro que possui toda competência para somar esforços na busca de melhores resultados para o setor, tendo em vista a adição de uma instituição experiente, com equipe técnica ampla e capacitada. O projeto ‘Ajunta Gastronomia’ tem o intuito de compreender a identidade de Belo Horizonte, visando construir um posicionamento sólido e fortalecer a cidade como um polo e destino gastronômico”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.