Entre os dias 2 e 4 de agosto, Belo Horizonte marcou presença no “I Encontro Brasileiro das Cidades Unesco da Gastronomia”, realizado em Florianópolis (SC). A capital mineira, representada pela Belotur, foi convidada a participar do evento com o objetivo de compartilhar suas principais iniciativas para o setor gastronômico.
O encontro foi promovido pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac de Santa Catarina, em parceria com a Associação FloripAmanhã, responsável pela gestão da designação de Florianópolis como Cidade Criativa da Gastronomia.
Na ocasião, a Belotur apresentou o caso do Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional – Mercado da Lagoinha, destacando o santuário da cultura alimentar mineira, a geração de renda e a proteção social por meio da gastronomia. Essa ação foi desenvolvida em Belo Horizonte pela Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional.
“Trabalhada pela Belotur como um dos pontos prioritários para a promoção turística da cidade, a nossa gastronomia foi destaque em mais um importante evento das cidades criativas da Unesco. Dessa vez, nossa apresentação focou nas ações de cultura alimentar e proteção social pela gastronomia, conduzidas com a qualificação da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte. O intercâmbio, a cooperação e o compartilhamento entre todos os destinos presentes fortalece ainda mais a gastronomia e as práticas alimentares da nossa cidade”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur.