Após a criação de 27 novos murais artísticos originados por toda Belo Horizonte, o projeto Arte em Cores caminha para sua última fase com a produção de um painel de 100 m² na Estação Barreiro, um local de grande circulação com cerca de 40 mil pessoas diariamente. Os usuários terão a oportunidade de acompanhar de perto a criação do mural, que sobreviveu entre os dias 2 e 5 de agosto, utilizando diversas técnicas como graffiti, stencil, pintura e colagem.
No sábado (5), das 14h às 17h, cumpriu a finalização do painel com um encontro reunindo todos os artistas participantes, e às 15h, entregou os certificados de participação. Para essa etapa, foram selecionados nove artistas, um de cada regional de BH, dos que participaram anteriormente do projeto. Cada um desses artistas é morador de uma das nove regiões da capital e trabalhará coletivamente na construção do mural. Além disso, eles serão orientados por profissionais experientes no campo das artes urbanas, como Davi DMS, Fhero e Lídia Viber, que atuaram como mentores durante todo o processo.
O projeto Arte em Cores BH é uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Belo Horizonte, Instituto Odeon e governo de Minas Gerais, com o patrocínio da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Os artistas selecionados para esta etapa são: ART.V (Oeste); Bark (Venda Nova); Carol Smocowisk (Pampulha); Fresh (Barreiro); Julianismo (Nordeste); Magu (Leste); Mariana Marinato (Centro-Sul); Othu CLN (Norte); e Pimenta (Noroeste). “O painel coletivo é uma etapa importante do projeto. Dá aos artistas a oportunidade de trocar experiências ao mesmo tempo que gera aprendizados sobre o processo de criação compartilhada”, afirma André Amparo, coordenador do projeto.