Um dos veículos de imprensa mais importantes e poderosos de Belo Horizonte, a Itatiaia tem vivido uma situação peculiar nos últimos meses com vários jornalistas pedindo demissão.
Muitos dos que seguem contratados estão trabalhando insatisfeitos, conforme confessaram a esta coluna. A maior reclamação é quanto a escala de trabalho, que praticamente deixou de existir.
“Uma estratégia da empresa que visa deixar a equipe toda à disposição, para caso ocorra alguma necessidade, como cobertura de tragédias. O medo é não ter quem acionar e tomar furo”, disse uma fonte que procurou a coluna, mas pediu para não ser identificada. Até outro dia os jornalistas não sabiam quando e horários que trabalhariam no Carnaval.
Leia também: Rádio Itatiaia é líder absoluta em transmissão do clássico (Atlético e Cruzeiro) na internet; veja o ranking
Outra fonte falou sobre os bastidores e disse que “outro motivo de insatisfação é a diferença salarial entre antigos e novos jornalistas. Quem é contratado agora, alguns para exercer as mesmas funções, recebe quase o dobro de quem já estava na rádio”. Por causa da escala e jornada de trabalho, alguns profissionais estão trocando a emissora por outras menores, algo inimaginável há alguns anos.
A minha experiência pessoal trabalhando na emissora foi maravilhosa, tanto no pessoal quanto no profissional, trabalhando com alguns dos melhores profissionais do mercado. Entretanto, esta é a segunda vez que a coluna recebe relatos e reclamações dos bastidores da rádio.
Se a Itatiaia quiser comentar as reclamações, o espaço segue aberto, como sempre esteve.