Diversos ‘influenciadores’ e youtubers estão sendo investigados pelas autoridades portuguesas por causa de posts enganosos que estão fazendo sobre as reais condições para brasileiros migrarem para Portugal.
O momento é delicado para o país, que é o quarto mais pobre da Europa, e como todo o continente, enfrenta uma crise energética causada pela guerra da Ucrânia.
Em média 150 brasileiros estão pedindo ajuda todos os dias na Embaixada brasileira para retornarem ao país, mas não estão recebendo ajuda porque a representação diz não ter recursos.
Em 2017 morei em Lisboa, em uma época bem diferente da atual. Hoje estou ouvindo relatos de conhecidos dizendo que vários mineiros estão em situação muito difícil no país.
Pessoas estão passando fome, famílias indo morar nas ruas e há diversos relatos de pessoas que recorrem à prostituição como forma desesperada de conseguirem dinheiro.
O salário mínimo no país está em 740 euros, que equivale a R$ 4.128,00. O aluguel de um quarto na casa de alguém, o que é comum no país, pode passar dos 300 euros. Essa é, definitivamente, a pior hora para quem pensa em migrar.