O prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD) propôs um novo programa de segurança e monitoramento em que a PBH terá acesso às câmeras residenciais voltadas para a rua.
Desta forma, a Polícia Militar, Defesa Civil, BH Trans e outros setores poderão ver as ruas de milhares de moradores da capital. Cada morador precisará dar autorização diretamente para a empresa de segurança que contrata.
“Por se tratar de uma plataforma colaborativa e que terá a própria população como principal beneficiada, acredito que cada cidadão, associação, empresa ou estabelecimento comercial que tenha câmeras voltadas para o espaço externo perceberá que compartilhar suas imagens será uma contribuição fundamental para a melhoria de um serviço que tem repercussão em áreas tão importantes, que são a da segurança, da prevenção, da mobilidade urbana e da gestão de crises e de grandes eventos”, disse a diretora do COP-BH, Geórgia Ribeiro.
O prefeito Fuad Noman fez um apelo para que os moradores da capital que tenham o equipamento autorizem que as empresas façam o compartilhamento com o Município. “É uma adesão fácil, opcional, apenas das câmeras externas, ninguém quer saber nada de dentro da casa de ninguém, mas é uma situação que vai permitir que nós passemos a ter cinco mil olhos pela cidade à disposição da Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil”, disse.