Morador de BH está gastando alto em cada presente de Natal, revela o CDL

A três dias do Natal os comerciantes de Belo Horizonte não têm do que reclamar já que para cerca de 80% deles o movimento da época está de acordo com o que era esperado. Os dados são do CDL BH.

Um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), realizado entre os dias 12 e 19 de dezembro, mostra que para 79,6% dos lojistas entrevistados as vendas estão atendendo às expectativas (parcial ou plenamente) ou, até mesmo, superando. Para 53,4% dos comerciantes, o volume de clientes aumentou em comparação às semanas anteriores.

“A previsão é que as vendas em torno da data injetem R$ 2,45 bilhões na economia da cidade ao longo do mês. A tendência é que nos próximos dias aumente a movimentação, afinal ontem foi o último dia para o pagamento do décimo terceiro salário e, com certeza, haverá um incremento nas vendas. Além disso, muitos consumidores deixam para fazer as compras na semana que antecede o Natal”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

O levantamento feito pela entidade revela ainda que o investimento médio por produto tem sido de R$ 170,79, segundo os lojistas. O pagamento à vista tem sido a principal escolha registrada pelos lojistas (48,5%). Em seguida aparece o pagamento parcelado no cartão de crédito (32%), com uma média de três parcelas. O PIX aparece com 14,6% e o cartão de débito com 3,9%.

Roupas lideram as vendas

Confirmando as pesquisas anteriores, as peças de vestuário são as campeãs de venda, com 38,8%. Na sequência aparecem os calçados (17,5%), itens de decoração (5,8%), móveis e colchões (5,8%) e cosméticos (4,9%).