Minas Gerais está em segundo lugar entre os mais procurados por turistas no Brasil, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério do Turismo.
Ainda de acordo com a pesquisa, as viagens realizadas para Minas Gerais representaram 11,4% das nacionais, ficando atrás apenas de São Paulo (21%). Minas mantém a posição e participação na distribuição desde 2020, onde também ocupou a segunda colocação.
Para o secretário Leônidas Oliveira, a alta na procura é fruto de uma gestão estadual eficiente, comprometida com o avanço do turismo, setor que impacta e movimenta toda a cadeia produtiva.
“Minas se destaca por seu povo hospitaleiro e sua enorme riqueza cultural. O turismo é uma forma de propiciar experiências e incentiva os pequenos negócios e a economia criativa, além de impulsionar investimentos locais. Como resultado, gera emprego, renda e estimula setores importantes da economia”, explicou.
Destinos mais procurados por turistas em Minas Gerais, segundo o IBGE
- Ouro Preto (Região Central)
- Capitólio (Região Centro-Oeste)
- Belo Horizonte.
- Tiradentes (Região Central)
- Diamantina (Região Central)
- São Thomé das Letras (Sul de Minas)
- Poços de Caldas (Sul de Minas)
- Mariana (Região Central)
Click Bus detalha viagens no estado
Segundo dados da ClickBus, ao mesmo tempo, os mineiros também estão viajando mais e não somente atraindo visitantes à sua terra. Isso porque, as vendas de passagem de ônibus aumentaram 51% em relação a 2019, antes da pandemia, de acordo com dados levantados pela ClickBus.
Minas Gerais, foi responsável por cerca de 10% de todas as vendas de passagens no primeiro semestre de 2022, o resultado representa um crescimento de 3 p.p. em relação ao primeiro semestre de 2019 (último ano sem os impactos da pandemia).