Líder no mercado de rádio em Minas Gerais, a Itatiaia decidiu investir pesado na criação de conteúdo digital para seu site, que se transformou em um portal de notícias. Agora está concorrendo com gigantes do mercado mineiro.
De acordo com dados do SimilarWeb, plataforma que mede a audiência de sites ao redor do mundo, no ambiente digital a empresa de Rubens Menin está bem à frente das outras emissoras.
Comparando com o site da 98, a Itatiaia tem audiência 36 vezes maior. A 98 começou a transformar seu site em portal de notícias há pouco mais de um ano.
A diferença é um pouco menor quando se trata do site da BH FM. Ainda segundo dados do SimilarWeb, o portal da Itatiaia é cerca de 22 vezes mais acessado. Como pertence ao Grupo Globo, o site da emissora está hospedado no globo.com e não investe na produção de notícias. As que exibe são reaproveitadas do GShow.
Recorte com outros portais
O resultado se inverte quando tiramos o portal da Itatiaia do recorte com seus concorrentes do rádio. Apesar do bom desempenho e do crescimento que vem demonstrando, ainda precisará percorrer um longo caminho para atingir grandes portais como O Tempo, Estado de Minas e o líder isolado Portal Uai.
Mudanças no mercado mineiro
A concorrência promete ficar cada vez mais acirrada em Belo Horizonte. Os veículos, como os próprios casos da Itatiaia e 98 estão investindo na criação de conteúdo multi-plataforma.
https://www.instagram.com/p/CiRokqss6Fq/
A 98 ainda tem muito espaço para crescer, mas precisa aproveitar melhor seu próprio conteúdo. Com convidados de peso no Talks e Graffite, o material poderia repercutir mais no próprio site. O destaque fica para a coluna do Nenel Neto, do Baixa Gastronomia.
https://www.instagram.com/p/CiSXPH-AbVr/
Já no YouTube, é urgente a necessidade thumbnails para gerar mais destaque. Além de investir em mais cortes dos programas.
98 chegou a ser bicho papão dentro da Itatiaia
Até uns 2 ou 3 anos, o crescimento e bom desempenho da rede de Rodrigo Carneiro era levado muito à sério nos bastidores da rede de Emanuel Carneiro.
https://www.instagram.com/p/CiQwDpGMzZs/
Mas mesmo antes da venda para o empresário Rubens Menin este sentimento já havia esfriado. Estabeleceu-se que a emissora concorreria no ambiente digital como criadora de conteúdo, como a Jovem Pan em São Paulo e a Gaúcha.