O apresentador da Globo Minas Sérgio Marques usou suas redes sociais nesta segunda-feira, 18, para alertar os seguidores bandidos estão se passando por ele para aplicarem golpes pelo whatsapp.
“Amigos, estão usando minha foto para aplicar golpes. Não mudei de número, denunciem por favor!”, escreveu ele no Stories.
Leia agora: Globo Minas faz o que pode para seguir regra da Rede Globo
O print postado pelo apresentador mostra uma conversa do whatsapp em que o bandido, com a foto de Marques, diz “boa tarde agenda meu número novo aí ok (sic)”.
Como golpes como estes funcionam?
Geralmente, como no caso de Sérgio Marques, os golpistas fazem familiares e amigos da vítima adicionarem novos números para depois pedirem dinheiro emprestado.
Recentemente golpes envolvendo vagas de emprego também estão sendo denunciados. Neles as vítimas acabam clicando em links que acabam dando acesso ao celular da vítima.
Saiu hoje: Atacada, Priscila de Paula assume lugar de Lair Rennó e se dá bem
Como se proteger de golpes no Whatsapp?
A principal dica sempre é desconfiar de tudo. Se algo parece um golpe, provavelmente é. Mas você também pode aumentar a segurança no aplicativo usando a verificação em duas etapas.
Funciona como uma confirmação da senha. Sempre que alguém, ou você mesmo, tentar fazer um novo login, precisará aprovar este login em outro dispositivo ou outro aplicativo, dificultando a vida dos golpistas. O próprio Whatsapp ensina como habilitar a ferramenta. Veja no site da empresa.